TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Exercícios

Ensaios: Lista De Exercícios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

1) A partir do problema da escassez, desenvolva uma definição de “economia” e dê um exemplo de cada um dos “Problemas Econômicos Fundamentais”?

R:. A Economia é uma Ciência Social que pode ser definida com a administração dos recursos escassos, a Economia estuda como são empregues os recursos, como são distribuídos, e, como circulam na sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humana.

Os Problemas econômicos são:

O que e quanto produzir ? Aonde aplicar recursos e a quantidade de recursos disponibilizados para cada tipo de produção.

Como produzir ? Como acontecerá o processo de produção de acordo com a tecnologia disponível.

Para quem produzir ? Como a sociedade se organiza em relação a quais indivíduos, grupos ou sistemas irão participa do processo de geração de riquezas.

2) Assinale quais dos exemplos abaixo indicam o custo de oportunidade da educação universitária paga pelo próprio estudante:

a) a taxa de matrícula e as mensalidades;

b) a renda que ele ganharia caso estivesse trabalhando e não estudando;

c) as despesas com livros e material didático;

d) os juros pagos pelo empréstimo realizado para financiar os estudos;

e) outros cursos ao invés do curso escolhido.

3) Como os conceitos de “Custo de Oportunidade” e de “Curva de Possibilidades de Produção” (CPP) podem ser explicados a partir da necessidade de se escolher entre o emprego de diferentes fatores/recursos?

R.: Esses conceitos são explicados como escolhas de onde empregar os recursos, por serem escassos, sabe-se que para emprega-lós em uma certa produção/serviço teremos que abdicar de emprega-las em outras ou simplesmente reduzir o emprego desses recursos em outras produções/serviços.

4) Caso X e Y sejam dois bens complementares entre si, qual o efeito provocado na demanda de Y quando o preço de X diminui, mantendo–se tudo o mais constante?

R.: A demanda de Y aumenta. A baixa do preço de X faz com que a demanda aumente, fazendo com que a demanda do produto Y, que é complementar a ele, também aumente.

4.1) Mas, se X e Y forem bens substitutos, qual o efeito provocado na demanda de X quando o preço de Y diminui, mantendo–se tudo o mais constante?

R.: Se o preço de Y diminuir, a demanda de X também irá diminuir. Por serem bens substitutos, a demanda de Y irá aumentar, diminuindo a demanda de X.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com