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Livro Antropologia

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Por:   •  8/9/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

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O Campo e a Abordagem Antropol´ogicos

O homem nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo. Em todas as socie- dades existiram homens que observavam homens. Houve at´e alguns que eram teo´ricos e forjaram, como diz L´evi-Strauss, modelos elaborados ”em casa”. A reflexa˜o do homem sobre o homem e sua sociedade, e a elabora¸ca˜o de um saber sa˜o, portanto, ta˜o antigos quanto a humanidade, e se deram tanto na ´ Asia como na ´Africa, na Am´erica, na Oceania ou na Europa. Mas o projeto de fundar uma ciˆencia do homem - uma antropologia - ´e, ao contr´ario, muito recente. De fato, apenas no final do s´eculo XVIII ´e que come¸ca a se constituir um saber cient´ıfico (ou pretensamente cient´ıfico) que toma o homem como objeto de conhecimento, e na˜o mais a natureza; apenas nessa ´epoca ´e que o esp´ırito cient´ıfico pensa, pela primeira vez, em aplicar ao pro´prio homem os m´etodos at´e ent˜ao utilizados na a´rea f´ısica ou da biologia.

Isso constitui um evento considera´vel na histo´ria do pensamento do homem sobre o homem. Um evento do qual talvez ainda hoje na˜o estejamos medindo todas as consequ¨ˆencias. Esse pensamento tinha sido at´e ent˜ao mitolo´gico, art´ıstico, teolo´gico, filoso´fico, mas nunca cient´ıfico no que dizia respeito ao homem em si. Trata-se, desta vez, de fazer passar este u´ltimo do estatuto de sujeito do conhecimento ao de objeto da ciˆencia. Finalmente, a antropolo- gia, ou mais precisamente, o projeto antropol´ogico que se esbo¸ca nessa ´epoca muito tardia na Hist´oria - na˜o podia existir o conceito de homem enquanto regio˜es da humanidade permaneciam inexploradas - surge * em uma regia˜o muito pequena do mundo: a Europa.. Isso trar´a, evidentemente, como vere- mos mais adiante, consequ¨ˆencias importantes.

Para que esse projeto alcance suas primeiras realizac¸˜oes, para que o novo saber comece a adquirir um in´ıcio de legitimidade entre outras disciplinas cient´ıficas, sera´ preciso esperar a segunda metade do s´eculo XIX, durante o qual a antropologia se atribui objetos emp´ıricos autˆonomos: as sociedades enta˜o ditas ”primitivas”, ou seja, exteriores a`s a´reas de civiliza¸ca˜o europ´eias ou norte-americanas. A ciˆencia, ao menos tal como ´e concebida na ´epoca, supo˜e uma dualidade radical entre o observador e seu objeto. Enquanto que a separa¸ca˜o (sem a qual na˜o h´a experimenta¸ca˜o poss´ıvel) entre o sujeito ob- servante e o objeto observado ´e obtida na f´ısica (como na biologia, botˆanica, ou zoologia) pela natureza suficientemente diversa dos dois termos presentes, na histo´ria, pela distˆancia no tempo que separa o historiador da sociedade

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