Livro De Receitas
Dissertações: Livro De Receitas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hyperio • 13/11/2014 • 5.654 Palavras (23 Páginas) • 338 Visualizações
LIVRO DE RECEITAS
Material pesquisado e organizado pelos os alunos da 2ª etapa do ciclo II, das turmas 1, 2, 3 da Escola M. Cel. Durival Britto e Silva no ano de 2008.
Trabalho realizado com o auxilio das professoras Izabel |Cristina, Osana e Selena e do estagiário Pedro.
Alunos responsáveis pelo material:
• 3ª 1
Alesandra
Alisson
Bruno
Dandara
Laura
Felipe
• 3ª 2
Bruna
Gabriele
Greiciele
Izabelle
Keity
Letícia
• 3ª 3
Amanda
Ane
Izabelle
Maiara
Maria Eduarda
Thais
LIVRO DE RECEITA:
CULINÁRIA: -
A culinária brasileira é fruto de vários ingredientes, europeu, indígenas e africanos. A primeira agricultura européia no Brasil foi baseada no conhecimento prático dos índios, seguindo-lhes os métodos e apenas introduzindo novas plantas e os animais domésticos.
Influências dos Índios:
No Brasil indígena, bem antes da chegada dos Portugueses, já se conheciam inúmeros produtos cultivados para a alimentação, para produção de bebidas, e condimentos, entre eles o milho, mandioca (para fazer farinha) e aipim. Diversas frutas eram utilizadas na alimentação e preparos de bebidas como o cajú (que era a base da bebida alucinógeno conhecida como Cauim), além da caça, pesca, e sem dúvidas uma das maiores contribuições dos indígenas na nossa alimentação foram os produtos derivados da mandioca: Farinha de mandioca (um dos produtos mais consumidos no País que se agregou aos pratos de origem africana e portugueses como indispensável ingrediente nos pirões ( já que em Portugal não se conhecia a farinha e os pirões eram feitos de miolo de pães), a Tapioca ( muito utilizada para fazer Beiju, mingau, produtos também de origem da culinária indígena ).
Influências Européias:
Os europeus, principalmente os portugueses, contribuíram com diversos tipos de alimento para a formação da culinária, principalmente por serem os maiores conhecedores das técnicas da agricultura e criação de animais para servirem de alimentação e foi deles que se herdou o costume de ingerir carne como de boi, carneiro, porco e bode. Também contribuíram muito com todos os sub-produtos oriundos de criação de animais, como o leite, a fabricação de queijo, requeijão, embutidos e defumados. Outra contribuição marcante é na fabricação de bebidas como o licor, fabricação de doces, conservas, dentre outros produtos.
Influências Africanas:
Os Africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de um a vasta sabedoria na Culinária, alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, o azeite de dendê, é sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira e indispensável em inúmeros Pratos Típicos do Brasil tanto diretamente como indiretamente na confecção deles. Pratos tipicamente brasileiros como a feijoada fruto da adaptação do negro as condições adversas da escravidão que com sobras de carnes juntamente com a sabedoria da culinária africana, já que vários foram os povos africanos que foram trazidos ao Brasil, daí vários conhecimentos culinários, adaptaram-se aquela situação resultando num dos pratos típicos mais apreciados em todo o País. Na Culinária Africana não podemos deixar de mencionar a utilização de frutos do mar, como parte da alimentação.
ÍNDIOS:
Eram abundantes o número de frutos consumidos pelos indígenas entre eles: os araçás, as goiabas, os cajús, as pupunhas, o mamão, os joambos (como ameixas brancas), o uti (fruta comprida gostosa de comer), o ubacropaci (semelhante ao pêssego), a mangaba, o pinhão, o ananás, o açaí, o muruxi, o melão, o bacuri, o abricó, a jaboticaba, as castanhas do Pará.
Um alimento também muito apreciado pelos indígenas era o mel que usavam e abusavam a valer, ora misturado com água formando o hidromel, ora puro, saboreado no próprio casulo.
PEIXE COM BANANA VERDE RALADA
INGREDIENTES:
• peixe
• banana verde
MODO DE FAZER:
Limpa-se o peixe, que em seguida deve ser cortado em pedaços. Coloca-se o peixe em uma panela com água para ferver já com o sal. Enquanto cozinha, rala-se a banana. Quando o peixe estiver cozido, coloca-se a banana ralada aos poucos, mexendo sempre. Deixa-se a banana cozinhando até engrossar o caldo.
CALDEIRADA DE TUCUNARÉ.
O Tucunaré é um peixe de escamas, com coloração prateada carregada de pigmentos sépia no dorso, nadadeira dorsal escura com manchas circulares amarelo esbranquiçado, e um ocelo ("olho") negro margeado de amarelo na nadadeira caudal. Tem carne compacta e saborosa, de coloração rósea. Pode atingir 70cm de comprimento.
O Tambaqui (de porte maior que o tucunaré, apesar das fotos), também um peixe de escamas, e tido por muitos como mais saboroso que o Tucunaré, também pode ser usado neste prato, preparando-se do mesmo modo.
INGREDIENTES:
• 4 Tucunarés médios
• Suco de 2 limões
• 2 maços de cheiro-verde picados
• 3 cebolas médias picadas (não muito miúda)
• 1
...