Livro didático da história do direito no Brasil
Seminário: Livro didático da história do direito no Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianaaraquel • 20/9/2014 • Seminário • 296 Palavras (2 Páginas) • 313 Visualizações
O conteúdo será apresentado com base no teor estabelecido pelo Livro Didático de História do Direito no Brasil (págs. 28-48).
Vimos em nosso Livro Didático que dois traços fundamentais que caracterizaram a sociedade brasileira colonial foram o fato de a mesma ser rural e patriarcal. A primeira característica está relacionada às baixas densidades populacionais e um espaço onde predominam a paisagem e a atividade agrícola. No que se refere ao segundo, trata-se de um tipo de "ideologia" reinante na época na qual o homem é considerado a maior autoridade no seio da família, devendo as mulheres se subordinarem a estes, prestando-lhes obediência.
Pesquise na internet atualmente no Brasil, qual o percentual populacional que vive nos centros urbanos e qual o percentual que vive nas áreas rurais.
Após, pesquise para saber se homens e mulheres com igual nível de escolaridade recebem, em média, salários iguais.
Como se sabe, no decorrer da história algumas características permanecem (aquilo que denominamos como permanências) e outras vão sendo superadas (o que denominamos como rupturas). Nesse sentido, pergunta-se:
a) Há permanência ou ruptura no que se refere à ocupação do espaço rural/urbano no Brasil?
b) Há permanência ou ruptura no que se refere à característica colonial de tratamento desigual entre homens e mulheres?
Respostas:
a) Ruptura. A população rural de antes era maior que a urbana na fase de colonização. Atualmente a população urbana é bem maior.
b)Permanência parcial. Sem dúvida que a mulher teve muitas conquistas sociais, comparando sua condição no Brasil colônia com os tempos atuais. Não mais está subordinada ao homem ou ao marido e tem garantias de direitos iguais perante a lei. No entanto a pesquisas mostra que o salário da mulher em cargos idênticos aos ocupados por homens é menor, o que mostra que a cultura brasileira ainda privilegia o homem em detrimento da mulher.
...