Lixo Eletrônico
Artigos Científicos: Lixo Eletrônico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: biba2412 • 16/5/2014 • 4.944 Palavras (20 Páginas) • 444 Visualizações
LIXO ELETRÔNICO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................4
CAPÍTULO I: CRESCIMENTO DO CONSUMO DOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS.................................................................................................5
• 1.0- Crescimentos progressivos do consumo de equipamentos eletrônicos e suas consequências....................................................................................5
• 1.1– O lixo eletrônico no Brasil..............................................................8
• 1.2– O lixo eletrônico no mundo..........................................................10
CAPÍTULO II: O LIXO ELETRÔNICO......................................................12
• 2.0 – O que é lixo eletrônico? ..............................................................12
• 2.1 – Perigos e males do lixo eletrônico...............................................15
• 2.2 - O lixo e o seu destino..................................................................20
• 2.3 – Empresas Verdes.........................................................................26
CAPÍTULO III: REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR....................................................................................................................28
• 3.0 - Programas de recolhimento de aparelhos eletrônicos....................................................................................................................28
• 3.1 – Soluções que podem ser aplicadas aqui no Brasil............................................................................................................................34
• 3.2 – Soluções que já estão sendo aplicadas aqui no Brasil............................................................................................................................37
CONCLUSÃO...................................................................................................41
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................43
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo abordar um assunto de extrema importância.
Nele expomos a situação do lixo eletrônico, e este é um dos problemas com maior e mais rápido crescimento no mundo.
A situação tende a piorar, mas se houver conscientização e mudanças, com o tempo tudo pode melhorar e os meios de utilização e descartes serão aprimorados.
Os países em desenvolvimento sofrem mais os efeitos nocivos do lixo eletrônico do que os desenvolvidos, mas a tendência é que a globalização abra espaço para aprendizagem e absorção de técnicas utilizadas pelos países que já se adiantaram na reciclagem e reutilização destes materiais.
As grandes potências possuem algumas soluções limpas e dividem estas soluções com todos os países que se interessam em aprender.
Neste trabalho serão apresentados assuntos para o melhor entendimento da situação do lixo eletrônico no Brasil e no mundo, o que é lixo eletrônico, quais são as soluções que o Brasil pode adotar, quais métodos o Brasil já utiliza no seu processo de reciclagem do lixo eletrônico, entre outros.
CAPÍTULO I: CRESCIMENTO DO CONSUMO DOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS
1.0 – Crescimento Progressivo do Consumo de Equipamentos Eletrônicos e suas Consequências
O crescimento dos países emergentes gerou maior consumo doméstico. A aquisição de eletroeletrônicos por meio de empréstimos ou prestações se tornou muito mais fácil.
O avanço tecnológico fez com que equipamentos eletrônicos como o telefone celular, a televisão, e até mesmo o computador barateassem de tal maneira que os tornou rapidamente antiquados e descartáveis.
As novidades no mundo moderno estão cada vez mais velozes, e atualmente, as novidades eletroeletrônicas chegam e são conhecidas a tempo real em todo mundo. Nos Estados Unidos, o usuário de computador troca seus equipamentos eletrônicos aproximadamente a cada 18 a 24 meses. Já no Brasil, o tempo médio de troca de celular é de menos de dois anos e de computadores são de quatro anos nas empresas e cinco anos para uso doméstico.
Atualmente, a demanda por aparelhos eletrônicos cresceu de maneira exuberante, consequentemente, gerando muito mais lixo eletrônico.
A troca de aparelhos eletrônicos é natural, o problema é o motivo pelo qual os mesmos estão sendo trocados. Os aparelhos estão funcionando normalmente, um fator que influencia nesse descarte acelerado é a rápida modernização da tecnologia que faz com que esses aparelhos tornam-se ultrapassados e indesejados.
A rápida troca de equipamentos é chamada de obsolescência programada, recurso de administração desenvolvido nos anos 20 pelo americano Alfred Sloans que criou um mecanismo, hoje tão natural que atrai os consumidores a trocar de carro frequentemente, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios.
Recentemente, a obsolescência programada virou regra nos produtos da Apple. O iPad foi lançado em janeiro de 2010. Em março de 2011, surgiu o iPad2. Houve rumores de que já em fevereiro de 2012 fosse anunciada a versão 3. Não será surpresa se daqui à um tempo, cheguem aos lixões iPads.
Segundo Maycroft, a curta existência dos aparelhos é resultado de dois fatores. “De um lado, os produtos são feitos para durar pouco. De outro, há a obsolescência estilística”, diz. “Somos regidos pela cultura de trocar a cada ano de modelo – de computador, de tablet, de celular – quando o antigo ainda funcionava muito bem” .
O crescimento abundante da produção e do consumo de aparelhos eletrônicos consequentemente gera um enorme volume de lixo eletrônico, diante disso, o planeta fica sem espaço para armazenamento e a capacidade de reciclagem limitada.
Segundo o instituto de pesquisa Gartner, 364 milhões
...