Lixo industrial
Seminário: Lixo industrial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: helenaleticia53 • 16/11/2014 • Seminário • 761 Palavras (4 Páginas) • 482 Visualizações
Nr – 25: Resíduos Industriais
Estabelecer as medidas preventivas a serem observadas pelas empresas sobre o destino final a ser dado aos resíduos industriais resultantes dos ambientes de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores.
Um resíduo é considerado perigoso em função de suas propriedades físico-químicas ou infectocontagiosas que pode apresentar, por exemplo:
➢ Risco à saúde, provocando ou acentuando, de forma significativa, um aumento da mortalidade ou incidência de doenças;
➢ Risco ao meio ambiente, quando manuseado ou destinado de forma inadequada.
A preocupação principal desta NR é garantir a proteção dos trabalhadores sobre os efeitos provocados pela exposição aos produtos químicos e biológicos presentes nos resíduos industriais e hospitalares tóxicos, dentro do campo da higiene ocupacional.
A segregação dos resíduos na fonte geradora e a identificação da sua origem são partes integrantes dos laudos de classificação, onde a descrição de matérias-primas, de insumos e do processo no qual o resíduo foi gerado devem ser explicitados.
Um risco a saúde dos colaboradores da sua empresa devido o descarte incorreto de resíduos industriais vale a pena?
A empresa perde muito mais na sua produção e em seus lucros quando não investem em segurança. Um número grande de colaboradores doentes e afastados devido a contaminação de resíduos industriais faz a empresa perder produção e lucro.
Resíduos: A importância do descarte correto
LIXO E RESÍDUOS, QUAL A SOLUÇÃO?
A sociedade está consciente dos malefícios causados pelo lixo e resíduos como poluidores do meio ambiente através da degradação física, química, biológica e mesmo estética que causam nas áreas em que são descartados.
Para resolvermos um problema, primeiramente devemos conhecê-lo e reconhecê-lo, começando por suas definições:
RESÍDUO: é o material descartável resultante de um processo qualquer, portanto elementos ainda limpos e identificáveis;
LIXO: é o resíduo descartável de um processo e identificado como tal ou uma mistura de resíduos.
Portanto, se não misturamos os resíduos, estes não se tornarão lixo; serão identificados e poderão ser reciclados. Este é o
Princípio importante da sustentabilidade ambiental.
Destas premissas se originou a teoria dos 5 Rs, ou seja, as 5 atitudes que devemos tomar para colaborar com o meio ambiente quanto aos resíduos e ao lixo:
REDUZIR, RECICLAR, REUTILIZAR, REEDUCAR e REPLANEJAR
• REDUZIR - É a melhor forma de evitarmos danos ambientais. Reduzindo o consumo estaremos consumindo menos água, energia e matéria-prima e diminuindo a produção de lixo.
• RECICLAR – Cada item reciclado significa menor consumo de água, energia elétrica, matéria-prima e desflorestamentos em geral. Prefira produtos que não agridam ao meio ambiente e colabore implantando a coleta seletiva em sua casa ou condomínio.
• REUTILIZAR – Desenvolva a cultura da reutilização. Caixas de papelão, embalagens vazias podem ter outras utilidades, antes de enviá-las à reciclagem ou aterro.
• REEDUCAR – É manter-se informado sobre as questões ambientais.
...