Logistica AREA
Tese: Logistica AREA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: centauroce39 • 3/10/2013 • Tese • 495 Palavras (2 Páginas) • 453 Visualizações
Passo 2
MELLO, José Vicente Bandeira
“A Logística como ferramenta para melhoria do desempenho em pequenas empresas”
Na empresa Valec Renault assim como o texto de José Vicente Bandeira tem uma vantagem competitiva,que é a armazenagem dos veículos em 3 estoques, considerados de pequeno porte e 1 centro de distribuição de grande porte, sendo que através de um sistema on-line é possível verificar em qual estoque de preferência o mais perto, o veículo se encontra, fazendo assim a entrega mais rápida.De instante devemos entender que a logística é o processo que visa melhorar resultados, com maior lucro e em função da entrega o lucro ser ainda maior.
O autor então discute sobre a Logística na aréa das pequenas empresas ressaltando que hoje ela deve ser vista como uma importante ferramenta para ajudá-las a melhorar seus resultados e que antes de sugerir medidas deve ser pensada em uma estratégia. Pois de nada adianta termos grandes projetos se as dificuldades estão sempre a nossa frente.
Sugere o autor que num contexto estratégico as medidas consideradas simples por estas empresas, pode contribuir para um aumento significativo de seu desempenho, tanto a nível de serviços, como de custos logísticos, desta forma oferecendo um aumento de valor líquido oferecido ao cliente e do valor agregado pela empresa. A estratégia de uma empresa é essencialmente uma proposta de valor ao seu cliente, ou seja, é a maneira pela qual a mesma tentará entregar aos seus consumidores um produto com valor líquido superior ao dos seus concorrentes. O valor total obtido pelo cliente em uma compra inclui várias reações como as relacionadas ao produto, serviço agregados, características pessoais e benefícios de imagem.
Com tudo, as medidas de desempenho logístico podem ser divididas em nível de serviço e custos logísticos. O autor faz algumas propostas de medidas práticas e simples no sentido de proporcionar a estas pequenas empresas um aumento significativo de desempenho tanto em termos de nível de serviço como de custos logísticos.
Estas medidas seriam:
1) Seleção das estratégias logísticas em função das propostas de valor escolhidas (p.ex.: mais pelo mesmo, mais por menos, muito mais por mais, etc).
2) A escolha de fornecedores e canais de distribuição norteados nos custos logísticos totais.
. Muitas vezes o barato sai caro, portanto é preciso equalizar os custos em sua totalidade, ou seja, medir criteriosamente os gastos com transporte, armazenagem, manutenção dos estoques e o processamento dos pedidos.
3) Utilizar sistemas de informação comuns para nortear as atividades de compra de insumos, planejamento e programação de produção e da entrega ou distribuição . O autor então relata que a aquisição de softwares caros não deve ser um pré-requisito para se ter atividades logísticas integradas. E nos lembra que muitas pequenas empresas conseguem excelente desempenho logístico no que se refere a custos e nível de serviços,
utilizando planilhas do tipo Excel simples e desenvolvidas por seus próprios colaboradores e muito condizentes com a realidade destas pequenas empresas, criando desta forma um sistema
...