Logistica Apostila
Casos: Logistica Apostila. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: agathaamuller • 15/10/2013 • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 574 Visualizações
Aula 1 – O surgimento da gestão da cadeia de suprimentos
Oficina teórica
A logística aplicava-se primeiramente de forma segmentada e fragmentada, com o foco na melhoria do desempenho departamental e de recursos aplicados, visando à eficiência dos elos da cadeia de suprimentos, sem integrar as atividades vitais de um negócio.
Com o avanço da tecnologia da informação e a adoção de novos conceitos de gerenciamento orientado para processos, a logística evoluiu e se transformou em um modelo de gestão integrada, no qual o processo logístico não começa e nem termina na própria empresa, mas na escolha e no estabelecimento de parcerias com fornecedores a partir de canais de distribuição aptos a atender de maneira eficiente todas as necessidades para superar as expectativas dos clientes finais.
Consequentemente, é ela que gerencia todo o processo de planejamento e faz o controle dos fluxos de materiais e informações relacionadas à cadeia de suprimentos de uma forma integrada, desde a aquisição de Matérias-Primas (MPs), insumos pelos fornecedores e transformação das MPs através dos produtores até a distribuição para o cliente final, atendendo a todos os requisitos pré-estabelecidos.
Portanto, a logística envolve todas as informações essenciais para o gerenciamento da cadeia de suprimentos (transporte, armazenamento, estocagem e manuseios de embalagens). Devido à importância estratégica desempenhada nesta área, há cada vez mais procura de profissionais competentes para os desafios diários impostos a um mundo globalizado, no qual a concorrência é cada vez mais acirrada para a conquista e manutenção de novos mercados.
Aula 2 - Gestão da Cadeia de Suprimentos – GCS
Oficina teórica
Conjunto de processos desenvolvidos na década de 1960 para gerenciar os diferentes fluxos de bens, finanças e informações, visando à redução dos custos operacionais, do tempo de ciclo e a melhoria da produtividade.
Estes recursos estão cada vez mais procurados, porém, apesar de aplicados há mais de trinta anos no Brasil, grande parte das empresas encontram dificuldades para implementá-lo devido as mudanças de redução de custos.
Com o avanço tecnológico das ferramentas que auxiliam a cadeia de suprimentos (MRP, SAP e MICROSIGA) tornou-se possível alcançar os objetivos para ocorrer sua implantação, que atinge todos os processos necessários à melhoria contínua do crescimento interno. Assim, a GCS entra na coordenação destes canais de distribuição, interligando-os por meio de trocas de informações e cooperação de todos os elos da cadeia produtiva. Atualmente, a tendência dos produtos serem muito parecidos e facilmente copiáveis causou profundas transformações dentro das empresas. Colocar o produto na hora certa e pelo menor preço é a grande meta a ser alcançada pelas empresas e, encontra-se na logística uma poderosa ferramenta que revê processos, para se fazer mais com os recursos disponíveis.
Portanto, o processo logístico em uma empresa atua na parte da gestão da matéria prima e suprimento, produção e distribuição. Assim, há um gerenciamento estratégico de todos os processos para o cliente receber no tempo certo o produto e a quantidade correta, diferenciais que tornam a logística uma chave às empresas que atuam no mercado globalizado, melhorando o processo de gestão da cadeia de suprimentos. Entre as ideias de como melhorar o processo de GCS, encontram-se:
Aperfeiçoar a cooperação e comunicação entre compradores e fornecedores;
Manter os níveis de estoque minimamente aceitáveis, sem comprometer o processo produtivo e a entrega do produto ao cliente final;
Sempre investir em tecnologias de informação;
Utilizar o meio de transporte mais adequado para o escoamento da produção, levando em conta o produto e a distância a ser percorrida;
Negociar antecipadamente os custos de transportes e buscar o melhor desempenho na distribuição de produtos;
Ajustar com o cliente e/ou fornecedor as quantidades adequadas, a fim de evitar estoques muito elevados;
Escolher melhores locais de armazenagem e melhores rotas de distribuição;
Diminuir e/ou eliminar operações que não agregam valor ao produto.
Oficina prática
1. Em grupo, debata sobre os problemas e soluções da cadeia de suprimentos. Cada grupo deverá representar algum agente da cadeia (fornecedor, produtor e consumidor final).
Aula 3 – Cadeia de suprimentos e seus principais agentes
Oficina teórica
Para o CSCMP (Concil of Supply Chain Management), é o departamento de logística que dita o ritmo e o bom funcionamento de toda a cadeia, atuando na sincronização entre recebimento, armazenagem, transporte, distribuição
...