Logistica Ciencia das Embalagens
Por: lili0587 • 3/3/2016 • Dissertação • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 397 Visualizações
EMBALAGENS
Ligia Couto Nogueira
Colégio São Gonçalo
RESUMO
Sobre as Funções das embalagens, as quatro principais são; proteção, informação, conservação, e facilitação do transporte. A importância da embalagem no processo de preparação do produto para transporte, até a sua distribuição para o consumidor final, estudo dos tipos de embalagem: primaria e secundaria. A diferença entre embalagem e carga, e os tipos de cargas e seus melhores modos de transporte afim de evitar avarias
Palavra chave: cargas, embalagens, transporte
Introdução:
Nesse trabalho vamos abordar importância das embalagens para um produto, que engloba vários períodos, desde o seu manuseio, passando pelo seu transporte até chegar ao consumidor final, nesse período a embalagem tem a função de conservar o produto, identifica-lo e proteger de avarias, e facilitar o transporte.
As embalagens estão divididas em primárias e secundárias. A primária é aquela que esta em contato direto com o produto, identifica a marca, ingredientes entre outras informações, ela deve apresentar um layout atraente para o consumidor, além de atender as necessidades de conservação do produto, ela pode ser de vidro, plástico, PET , o que melhor couber ao produto. A secundaria tem maior relação com o transporte, ela serve pra proteger a embalagem primaria e visa fazer a unitização do produto facilitando seu manuseio.
A embalagem adequada é responsável pela proteção e evita avarias durante o transporte.
A partir da embalagem secundaria, vem a parte da logística e transporte, e essa embalagem toma a forma de carga, as embalagens primarias são colocadas em caixas (embalagens secundarias) e são unitizadas, para maior proteção do produto e facilidade de manuseio, a movimentação dessa carga pode ser feita por conteiners, big bags ou pallets.
Corpo:
A embalagem é a identidade do produto, a primeira impressão que o consumidor vai ter sobre o produto antes de consumi-lo, é importante que ela seja visualmente atraente, mas também que seja segura, conservando a integridade do produto e do consumidor. Um caso interessante a ser citado sobre como a embalagem primaria não adequada pode trazer consequências, é o caso do remédio Tylenol, em 1982 foram registrados em uma mesma região nos Estados Unidos 8 mortes por envenenamento por cianureto, e descobriu-se que todas as vitimas tinham consumido o medicamento, depois de uma investigação chegou-se a conclusão que alguém propositalmente abriu e trocou algumas capsulas do remédio pelo veneno, as embalagens não era segura, a empresa responsável pela marca então, fez um recal e substituiu todas suas embalagens primarias que não asseguravam o produto, por cartelas invioláveis, como vemos hoje, onde a marca pode garantir ao consumidor a integridade do produto, e voltou a ser respeitada no mercado. A importância da embalagem primaria é inegável, por exemplo; os frios embalados a vácuo que garantem maior conservação, e as famosas latinhas de alumínio, as caixas de leite e as garrafas PET. Cada tipo de produto pede um material diferente para sua conservação.
Na embalagem secundaria todos esses produtos primários são acondicionados como uma unidade única (unitizados) para facilitar o manuseio, ela tem a função de proteger o produto contra avarias pelo manuseio e também contra furto, para essa proteção é necessário adequa-la ao tipo de produto, a embalagem é um dos itens que mais soma no preço do produto final, mas é fundamental escolher uma embalagem secundaria adequada,selecionando seu material, de acordo com o tipo de proteção desejado, afim de evitar avarias.
...