Logística Reversa Com Embalagens
Por: pekulicz • 10/10/2016 • Monografia • 2.437 Palavras (10 Páginas) • 342 Visualizações
Logística Reversa Com Embalagens
1.1 Introdução
Como todos sabem, os brasileiros cada vez mais, hoje em dia, consomem produtos alimentícios em grande escala, fazendo com que o lixo gerado por este se agrave a cada ano o acúmulo das embalagens pela cidade, pelos lixões, aterros entre outros.
As empresas vêm precisando se adaptar a essa questão e precisão se adequar as novas tendências, estar preparadas para fazer este tipo de material voltar de forma sustentável, aos seus estabelecimentos, e assim fazer o uso correto destes, novamente.
Então surgiu-se a questão de logística reversa, uma forma de recolher o material que a própria organização deixou no mercado para que os consumidores pudessem utilizar.
Ela é feita de diversas formas, e dentre essas formas e ações que as empresas vem tomando para poder corrigir de forma sustentável essa exposição degradável ao ambiente, fazendo a logística reversa do mesmo.
A partir desses argumentos indica-se algumas perguntas para que possamos resolver nosso problema.
O que é logística? O que é logística reversa? Quais são as embalagens? O que seria uma logística sustentável? E quais ações vem sendo feitas de logística reversa no seguimento de embalagens, dentro do estado de São Paulo?
Pergunta de Partida: Quais as ações de logística reversa no ramo de embalagens no Estado de São Paulo?
1.2 Introdução
Implantação de estratégias eficazes para coleta dos materiais descartados pelos consumidores.
Alinhamento de programas sociais para conscientização das pessoas para o descarte correto.
Utilizar de transportes com biocombustível para não agravar ainda mais o ambiente.
Tornar viável os custos da logística reversa para que não seja repassado ao consumidor final.
Bonificar empresas que utilizam dessa técnica para que sirva de exemplo as outros e assim tenhamos um planeta melhor.
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo Geral
Investigar quais as ações vêm sendo realizadas pelas empresas para praticar a logística reversa no estado de São Paulo, no segmento de embalagens.
1.3.2 Objetivo Específico
Entender como funciona uma logística reversa no segmento de embalagens.
Avaliar se as ações praticadas pelas empresas no estado de São Paulo, para prática da logística reversa, são de fato eficientes para diminuir a degradação ao meio ambiente.
Identificar resultados potenciais da coleta desses materiais para reciclagem dentro de SP.
Avaliar as estratégias utilizadas para recolher estes materiais.
Identificar as atividades realizadas para que os bens de pós-consumo e pós-venda retornem ao processo produtivo ou de negócios.
1.4 justificativas
A sociedade nunca esteve tão preparada com as questões sócios-ambientais que veem surgindo a cada ano. Os problemas relacionados a sustentabilidade no Brasil, com a forma que as pessoas, empresas e organizações lidam com esta questão.
As empresas vêm se preocupando mais com a maneira que os seus produtos vêm sendo produzidos e também do modo como ele será descartado e voltado para uma área de ciclagem que por fim volte a se tornar outros produtos novamente.
2. Referencial Teórico
2.1 Sustentabilidade
No Brasil e no mundo, o conceito de sustentabilidade tomou força e passou a ser debatido com muito mais seriedade e foi adotado, inclusive, por grandes corporações como uma forma de sobressaírem-se num mercado cada vez mais competitivo e ávido por diferenciais capaz de despertar a atenção e a simpatia do consumidor.
O ritmo de consumo dos recursos naturais existentes no planeta está demasiadamente acelerado e que, a continuar assim, haverá graves repercussões para a continuidade da raça humana; revelou a urgência e a importância de adotarmos práticas e políticas que garantam a sustentabilidade e uma maneira muito mais racional de lidar com o meio ambiente e de usufruir os recursos naturais disponíveis.
A sustentabilidade é muito mais do que apenas garantir boas práticas ambientais e controlar a velocidade do consumo dos recursos planetários. Hoje, compreende-se que o conceito de sustentabilidade deve ser olhado por um prisma mais amplo. E que, além do ambiental, a prática da sustentabilidade deve contemplar os aspectos sociais; políticos e econômicos de qualquer projeto empresarial ou agrupamento humano.
A preocupação com a natureza e a sobrevivência do planeta virou meta de várias estruturas sociais. Devido a essa preocupação surgiu o termo sustentabilidade, o qual busca meios de adotar atitudes no cotidiano que sejam menos agressivas ao planeta. Atualmente, a definição de sustentabilidade ganhou uma proporção bem mais ampla, e o termo é empregado em diversas ocasiões, expressando o intuito de ser mais ambientalmente correto.
A sustentabilidade está relacionada com os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Isto é, promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais ou não de forma prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dela dependem para existir.
Para que o conceito de sustentabilidade atual seja aplicado a uma determinada área, devem-se levar em consideração todos os aspectos que abrangem esse conceito. A sustentabilidade social; a sustentabilidade ecológica; a sustentabilidade econômica; a sustentabilidade
...