TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica E Administração Pública

Casos: Logistica E Administração Pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Logística e a Administração Pública

Antes de estudar logística é preciso entender o significado dessa expressão para melhor entender o seu objetivo. A logística pode ser definida como algo responsável por armazenar, distribuir e manter produtos em determinada empresa, fazendo isso de maneira eficiente para que possa obter assim resultados positivos para os acionistas e clientes. A palavra logística é de origem grega e significa contabilidade e organização; ela vem também do francês “logistique”, que tem como significado a arte que trata de planejar e realizar vários projetos, muito usada no período das guerras.

Durante a 2ª Guerra Mundial, os princípios logísticos utilizados pelos militares começaram a ser implantados por algumas empresas, tendo neste período a seguinte definição (Carmo, 2003): “Incluiu-se no conceito de logística os transportes sob todos os seus aspectos, assim como também a obtenção, construção e operação das instalações militares, além de toda a gama de funções relativas a material, desde o planejamento e a aquisição até a distribuição e, finalmente, a utilização e a prestação de alguns serviços (evacuação e hospitalização de feridos)”.

Nas décadas de 50 e 70, a logística não era bem vista pelas empresas, já na década de 60 com o surgimento do conceito de custo total isso se tornou diferente fazendo com que fosse o fato primordial para que a Logística fosse mais bem vista pelos empresários. Além desse conceito, Ballou, 1993, Rushton, 2000 e Ching, 1999 relatam outras condições econômicas e tecnológicas que contribuíram para o desenvolvimento da logística, tais como: “as alterações nos padrões de atitudes da demanda dos consumidores como também as migrações das áreas rurais para as urbanas e do centro da cidade para os subúrbios fazendo com que os varejistas seguissem esse movimento da população”.

Para que exista a logística é necessária uma ordem de serviço, é preciso que pessoas ou empresas tenham necessidade de algum produto. É aí que surge a necessidade do Nível de Serviço que é definido como sendo a qualidade (prazo combinado/atendido, confiabilidade, integridade da carga, atendimento etc .) na visão do cliente. Antes de colocar em atividade um Nível de Serviço, é preciso que haja um contrato pautando o que o cliente deseja comprar. O Nível de Serviço determina também o mercado em que a organização deseja atuar, isto é, uma empresa pode optar por trabalhar com qualidade inferior de produtos ou de serviços, pois existem compradores que preferem pagar menos por produtos de menor qualidade.

É importante saber que o prazo da entrega do produto ou serviço deve ser realizado no tempo hábil exigido pelo cliente para evitar constrangimentos e perca de tempo. Por exemplo, se uma pessoa requerer um alvará ou uma certidão e o servidor público pedir o prazo de uma semana não têm necessidade de fazê-la em dois dias, pois isso gerará apertos ao servidor além de ocupar espaço em arquivos sem nenhuma precisão, arriscando perder ou extraviar esse documento.

Com o processo de globalização, customização e terceirização, a partir da década de 90, a logística se transformou no principal elo de administração de materiais e distribuição física, com intuito de passar às empresas uma vantagem competitiva, sem nenhuma redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com