Logistica Empresarial
Ensaios: Logistica Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Randall • 12/10/2013 • 5.433 Palavras (22 Páginas) • 396 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE AMERICANA
TECNOLOGIA EM LOSGISTICA
3°Semestre.
ATPS DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Conteúdo
1. Introdução: 3
1.1 Identificação da Empresa: 4
1.2 Logística da Empresa, detalhando a produção do açúcar: 6
1.3 Etapas do processo: 6
1.4 Planejamento operacional: 7
1.5 Plantio: 7
1.6 Tratos culturais: 8
1.7 Corte carregamento e transporte (CCT): 9
1.8 Tipos de transporte de cana de açúcar: 10
1.9 Processo produtivo: 11
2. Comercialização: 11
2.1 Entrega de açúcar: 11
2.2 Critérios de seleção de Transportadores: 12
2.3 Sistema de Transportes: 13
2.4 Aspectos Comparativos, capacidade de produção: 14
2.5 Distribuição de Açúcar no Mercado Interno: 14
2.6 Distribuição de Açúcar para o Mercado Externo: 15
2.7 Logística e satisfação de clientes: 15
3. Processo Supply Chain: 16
3.1 A logística em pequenas empresas não se faz diferente das grandes: 17
3.2 Gargalos da empresa em entrevista com o vice-presidente Pedro Mizutani: 19
3.3 Planejamento estratégico para 2015, a Raizen definiu as frentes de ação primordiais para os negócios. 21
3.4 Serviços oferecidos aos clientes: 22
3.5 Fluxo de caixa relevante: 23
3.5 Referencias bibliográficas: 24
1. Introdução:
A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos, englobando o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, custos efetivos de fluxos e estoque de matéria-prima, estoque circulante, mercadorias acabadas e informações relacionadas do ponto de origem ao ponto de consumo com a finalidade de atender aos requisitos do cliente.
Sempre procurando coligar todos os elementos do processo – prazos, integração de setores da empresa e formação de parcerias com fornecedores e clientes – para satisfazer as necessidades e preferências dos consumidores finais.
A Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes. Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar.
Com tudo vemos que o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global, as fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é que as empresas estejam preparadas para enfrentar as realidades desse novo desafio.
1.1 Identificação da Empresa:
Cosan S/A & Shell, Joint-Venture realizadas entre as duas empresas formando a Raizen.
A Cosan começou a trilhar o caminho da consolidação com resultados mais sustentados quando deixou de ser exclusivamente uma produtora de açúcar e etanol e diversificou suas atividades, com a aquisição e criação de negócios complementares e integrados aos seus negócios originais.
Ganhou um fluxo de caixa estável e ficou menos vulnerável às intempéries típicas de um negócio de commodity. A companhia desenha seu futuro a partir deste perfil, com a ampliação do leque de produtos e serviços e a conquista de novos mercados, dentro e fora do país.
Sob esta perspectiva, a Cosan passou a focar seus negócios nas áreas de energia e infraestrutura. Ao longo dos anos, adquiriu novas competências e possui hoje um portfólio que abrange desde a prospecção de terras agrícolas, passando pela produção de açúcar, etanol e cogeração de energia, distribuição de combustíveis, produção, comercialização, importação e distribuição de óleos básicos e lubrificantes, até a oferta de um sistema de logística para transporte, armazenagem e embarque de açúcar e outros granéis.
A Raízen, joint-venture formada em junho de 2011 entre a Cosan e a Shell, resultou em eficiência operacional e ganhos de escala, fatores fundamentais para a competitividade no setor. A associação ampliou as vantagens do processo de verticalização iniciado em 2008, quando a Cosan comprou os ativos de distribuição da ExxonMobil - entre eles, 1.700 postos de combustível com a marca Esso em todo o Brasil. Possui hoje cerca de 4.600 postos de serviço para distribuição de combustíveis espalhados pelo Brasil, 550 lojas de conveniência, 53 terminais de distribuição e presença em 52 aeroportos no negócio de combustíveis de aviação. Responsável pela produção de mais de 2,2 bilhões de litros de etanol anidro e hidratado por ano e 4 milhões de toneladas de açúcar, a Raízen é também a maior exportadora de açúcar do mundo e uma das maiores de etanol. Com capacidade instalada de 900 MW, é ainda a maior geradora mundial de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Por meio do processo de cogeração, o bagaço descartado na moagem é utilizado como combustível nas caldeiras para produção de vapor e energia. As 24 usinas da Raízen são autossuficientes em energia. Dessas, 11 vendem o excedente diretamente no mercado spot ou por meio de leilões promovidos pelo governo federal dentro do Sistema Nacional de Transmissão Elétrica. A projeção da União da Indústria da Cana de- Açúcar (Unica) é de que a energia elétrica proveniente da cogeração a partir da queima do bagaço da cana irá suprir 15% da eletricidade brasileira até 2020.
Visão: Ser reconhecida globalmente pela excelência no desenvolvimento, na produção
...