Logistica Empresarial
Artigo: Logistica Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandynhah • 27/4/2014 • 1.184 Palavras (5 Páginas) • 268 Visualizações
1. Defina Logística e seu objetivo.
R: Logística é uma operação integrada desde a compra, até a distribuição de produtos de forma racionalizada, planejando, coordenando e executando todo o processo, objetiva a redução de custos e aumento da competitividade da empresa.
2. O que envolve a Operação Industrial na Cadeia Logística?
R: Envolve a escolha dos recursos tecnológicos mais indicados, incluindo os conceitos fundamentais para a competitividade, tais como: JIT, FMS, CIM, TQC, TDM, MRP I, MRP II e ERP.
3. Qual o papel dos Fornecedores dentro da Logística e o que se exige deles?
R: É o de parceiros operacionais. Isso exige um relacionamento aberto, que compreende desde o desenvolvimento conjunto do produto até contratos de fornecimento com preços, qualidade e prazos sujeitos a uma mútua administração, visando a conservação do mercado pela contínua satisfação do cliente.
4. O que estuda a logística Empresarial?
R: Estuda como a Administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos, para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
5. Por que o Transporte é a atividade Logística mais importante?
R: Porque absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos.
6. Uma vez que a Logística é responsável pela movimentação e Armazenagem de produtos, então quais são seus principais focos de interesse?
R: Transporte, manutenção de estoques, armazenagem e manuseio de materiais.
7. Na primeira fase da Logística, atuação segmentada, onde era centrado o enfoque?
R: Nas possíveis economias que podiam ser obtidas com o uso de modos de transportes de menor custo, no emprego de veículos de maior capacidade, e na busca de Empresas transportadoras com fretes mais reduzidos.
8. Na segunda fase da Logística, integração rígida, houve uma abertura apreciável do leque de produtos, em diferentes cores, tipos e tamanhos oferecidos aos Consumidores. O que isso ocasionou e qual a medida necessária?
R: Ocasionou um aumento acentuado nos estoques da cadeia produtiva, tornando necessário uma racionalização na cadeia de suprimento, com menores custos e mais eficiência.
9. Como se deu o intercâmbio entre os elementos da Cadeia de Suprimentos, na terceira fase da Logística?
R: Através do EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados), via código de barras, integrando Vendas com Depósito ou CD e fornecendo mecanismo para controle de estoque.
10. O que aconteceu com os Agentes da Cadeia de Suprimentos, na quarta fase da Logística, SCM (Supply Chain Management/Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), ou Integração Estratégica?
R: Passaram a trabalhar mais próximos, trocando informações e formando parcerias.
11. Como é composta a Rede Logística?
R: É composta pelos armazéns, CD (Centro de Distribuição), estoques de mercadorias, meios de transporte utilizado e a estrutura de serviço complementares.
12. Por que a forma como as Empresas estruturam seus canais de Distribuição têm se alterado substancialmente ultimamente?
R: Devido ao ambiente cada vez mais competitivo, e maior atenção dirigida ao consumidor final, uso crescente da TI, maior diversificação da demanda, e da distribuição física mais ágil, mais confiável.
13. Quais as funções básicas desempenhadas pelos Canais de Distribuição, na moderna visão do SCM (Supply Chain Management)?
R: Indução da Demanda; Satisfação da Demanda; Serviços de pós venda; e Troca de Informação.
14. Qual é o objetivo geral da Distribuição Física?
R: É o de levar os produtos certos, para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível.
15. Que informações são necessárias para operar o Sistema de Distribuição?
R: Cadastro de Clientes (razão social, endereço e coordenadas geográficas), quantidade a ser entregue por cliente, condições de entrega (horário, tipo de embalagem) e roteiros de distribuição (sequência de atendimento dos clientes).
16. O que é comum na cobrança de frete, num Sistema de Distribuição Física?
R: É comum se cobrar o frete em função da distância e da quantidade de carga transportada.
17. Onde está ligada a extensão (Length) de um Canal de Distribuição?
R: Está ligada ao número de níveis intermediários na cadeia de suprimento, desde a manufatura até o consumidor final.
18. Quais os tipos de amplitude de Distribuição e formas de atuação observados na prática?
R: Distribuição exclusiva (amplitude unitária);
Distribuição seletiva (amplitude múltipla, mais controlada);
Distribuição intensiva (amplitude múltipla, aberta).
19. Para definir os Canais de Distribuição para um certo produto, quais etapas devem ser seguidas?
R: Identificação dos segmentos homogêneos de clientes; Identificação e Priorização
...