Logistica Empresarial
Monografias: Logistica Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiosam • 24/5/2014 • 549 Palavras (3 Páginas) • 348 Visualizações
Os mercados de cadeias de suprimentos estão cada vez mais em constante evolução. A prova disso é que os modelos de negócios de antigamente hoje já não servem mais. Passamos de um ambiente onde os fornecedores mantinham o poder, por serem proprietários dos recursos, para um, onde o cliente que da as cartas.
Trabalhar na filosofia em que nada é feito, adquirido ou alterado até que haja demanda para tanto, é o principio japonês do Kambam.
Gerenciar as cadeias de suprimentos de ponta a ponta, da ênfase no comprimento do tempo ao longo de todo o processo. No turbulento ambiente de negócios dos dias de hoje, cada vez mais se questiona a capacidade que as organizações têm em responder rapidamente as mudanças do mercado. Hoje o desafio no atual ambiente de negócios é combinar, da melhor forma possível, praticas “enxuta” com uma resposta “ágil”.
Uma organização que conhece cada etapa do seu processo se torna mais flexível, adaptando-se com mais velocidade e eficácia as mudanças.
Conhecer a cadeia de suprimentos é extremamente importante para se fazer o gerenciamento de risco, a falta de conhecimento esta em muitas empresas,principalmente sobre a rede mais ampla de oferta/demanda na qual a organização esta inserida.
Uma das tendências de modelo de gestão que poderia ser usada pela empresa Top Telha seria o Benchmarking, segundo a empresa Xerox que o define como “o processo continuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e praticas com os mais fortes concorrentes ou com as empresas reconhecidas como lideres da indústria”.
No caso da Top Telha que é uma empresa de pequeno porte e está se iniciando no mercado, acaba ficando vulnerável devido ao seu pequeno poder de negociação,por isso a falta de informação pode ser um agravante.
O Benchmarking é uma maneira de conviver um pouco melhor – de maneira mais organizada – com as mudanças, inovações e competição acirrada com as quais nos defrontamos todos os dias ( Consciência...2008).
O futuro da cadeia de suprimentos prevê grandes mudanças, o comércio global não dorme,ninguém no setor de transporte dúvida que ser mais rápido,barato, seguro e simples continua sendo a moeda fundamental para esse mercado,as empresas globais que nunca dormem merece isso. É bem provável que em 20 anos o transporte de mercadorias ainda seja realizado principalmente por aviões, navios, trens e caminhões, mas as operações terão um nível de precisão quase molecular. A Cadeia de Suprimentos será altamente eficiente, com grande riqueza de dados e informações capazes de alterar rotas, acelerar ou retardar um envio.
Sustentabilidade será fundamental,segundo um dos maiores experts mundiais em cadeias de suprimentos, o Dr. Edgar Blanco, do MIT, disse: “Temos sido ótimos em levar algo até você. Mas não temos sido tão bons em pegar de volta aquilo que levamos”, referindo-se a falta de reciclagem com materiais dessa origem.
O setor de transporte tem estado na vanguarda da sustentabilidade, empreendendo esforços constantes para reduzir sua pegada de carbono, e criar uma cadeia cada vez mais ecológica.
Em vinte anos a cadeia será mais afinada, acessível, confiável, sustentável – e rentável – do que nunca.
Os profissionais
...