Logistica Empresarial
Monografias: Logistica Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandromirassol • 10/9/2014 • 4.056 Palavras (17 Páginas) • 262 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
Logística Empresarial
Pindamonhangaba/ SP
2014
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Professor EAD:
Tutor Presencial Prof.º
Professor Tutor a Distância:
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Logística Empresarial.
Pindamonhangaba /SP
Sumário
• 1 - Introdução 01
• PLANO DE MELHORIAS DA CADEIA LOGÍSTICA 02
• 1.1.Descrições da empresa 03
• 2.1 Gargalos 10
• 3.2 Proposta de melhorias 10
• 3.3 Indicadores de desempenho 11
• 3.4 Resultado 12
• CONCLUSÃO 14
• Referências Bibliográficas 15
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho estaremos inforrmando sobre a importância que a Logística exerce sobre as atividades empresariais onde se desenvolve o processo de planejar, programar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoques durante a produção e produtos acabados. Além das informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos do cliente a Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.
2. PLANO DE MELHORIAS DA CADEIA LOGÍSTICA
Muitos parâmetros são levados em conta para melhorar a cadeia e reduzir os custos, como:
- Reduzir o número de terceirizados, para alcançar o mesmo objetivo;
- Reduzir o número de fornecedores, assim se consegue uma relação próxima, uma parceria;
- Para os produtos acabados, estabelecer canais de distribuição e gestão partilhada de estoques, assim clientes e fornecedores compartilham custos, lucros e riscos;
- Antecipar a escassez através de bons históricos e boas previsões de demanda – e ajustar os estoques adequadamente.
No ambiente dinâmico e com concorrentes oferecendo produtos similares, a agilidade e o custo podem ser fatores determinantes do sucesso ou fracasso. Assim, quanto mais próxima de uma parceria forem as relações com seus fornecedores e clientes, maiores as chances de ter todos envolvidos e comprometidos no processo de oferecer o melhor produto ao mercado.
Prova da importância da área é perceber que as grandes empresas brasileiras já contam com departamento, diretoria ou gerência de logística ou supply chain, que vem ganhando importância crescente com o passar dos anos.
2.1 Vantagens competitivas
A logística vem sendo apontada nos últimos anos como um dos principais instrumentos para o aumento da competitividade em empresas dos mais diversos setores. Grandes empresas criaram departamentos e diretorias de logística e passaram a visualizar seus fluxos de materiais, de informações e de recursos financeiros de um ponto de vista interfuncional. Como continuidade desse processo, a nova onda de Supply Chain Management1 fez a perspectiva deixar de ser apenas interfuncional para se tornar inter-organizacional. A competição nos setores de ponta vem se dando não mais entre empresas, mas entre cadeias de suprimento. (José Vicente Bandeira de Mello Cordeiro)
A fonte da vantagem competitiva está, em primeiro lugar, na capacidade da organização de se diferenciar, aos olhos do cliente, de seus concorrentes e em segundo lugar, em operar a um custo menor e, portanto com maior lucro. Buscar uma vantagem competitiva sustentável e defensável tem sido a preocupação de todo administrador que esteja consciente das realidades do mercado. Não mais aceitável supor que bons produtos vendem por si mesmos nem é aconselhável imaginar que o sucesso de hoje estará garantindo amanhã.
Consideremos as bases do sucesso em qualquer contexto competitivo. A competição no setor, o concorrente que mais lucra tende e vêm se dando não mais entre empresas, mas entre cadeias de suprimento. Diante desse cenário, o empreendedor ou o gestor da pequena empresa pode se questionar sobre a viabilidade da logística em seu negócio, o sucesso comercial deriva ou de uma vantagem de custo ou de uma vantagem de valor, idealmente de ambos.
As empresas bem-sucedidas ou têm vantagem de custo ou possuem vantagem de valor, ou uma combinação de ambas. A vantagem de custo atribui um perfil de custo mais baixo e a vantagem de valor atribuiu ao produto um diferencial sobre as ofertas da concorrência. (Martin Christopher)
1.1.Descrições da empresa
KTE do Brasil Indústria e Comercio Importação e Exportação de Injeção Plástica
KTE do Brasil, situada na Rod. Abel Fabricio Dias, 2620 / Água Preta / Pindamonhangaba – SP.
Produtos de Injeção Plástica.
Pelos projetos desde sua existência e planos futuros não tem limite para sua expansão, presente em dois países Coreia e Brasil.
A KTE do Brasil, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial no segmento de Injeção plástica, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.
Linha de Monitor: Cabinet, Back Cover, Stand Body, Base Botton.
Linha de Máquina
...