TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial

Artigos Científicos: Logistica Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  7.826 Palavras (32 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 32

Resumo

Este trabalho apresenta variados conceitos de logística, bem como suas implicações, atribuições, seu ciclo evolutivo, sua importância e valorização reconhecida cada vez mais deixando bem claro o infinito de gamas que a logística aborda. Ferramentas como Pallet, e o uso da logística reversa vem revolucionando o mercado, tanto na padronização quanto na questão sustentável. Fala ainda sobre operadores logísticos que diferem totalmente de simples transportadoras, não a fim de menosprezar as mesmas afinal desempenham uma função vital no mercado econômico, mas os operadores logísticos além de tudo isso vêm a administrar de fato a questão logística da empresa do começo ao fim. E por fim entra no mundo do Supply Chain Management, (SCM) que vem a fim de estreitar toda e qualquer distância existente,entra ainda na demonstração da cadeia deixando bem claro os envolvidos no processo, os canais de distribuição, e ainda a implementação do SCM dificuldades, benefícios e toda a atenção voltada a clientes.

Palavras – chave: Caminhos, Praticidade, Desempenho

Introdução

Ao longo do tempo a logística empresarial vem sendo aprimorada gradativamente, isso vem sendo feito através de observações de estudiosos da área para o alavancamento de vendas. Algumas ferramentas como Pallets, logística reversa, e (SCM) Supply Chain Management são de extrema importância e fundamental para o suporte necessário da logística. Tais ferramentas vêm facilitando e estreitando os laços entre os setores das empresas. Atrelados a isso a tecnologia disseminou-se por toda a empresa. Hoje as empresas podem contar com operadores logísticos altamente capacitados para além de transportar, gerir estoques, e dar um retorno para os contratantes, enfim cuidar de todo o processo, possibilitando assim um resultado satisfatório. Diante disso percebe-se que a logística é indispensável para uma empresa de sucesso manter-se em um mercado tão competitivo, não é de agora e sim de muito tempo atrás, que desde o surgimento da logística vem se aprimorando desde a década de 50 e 60.

1.Fundamentação teórica

1.1Conceito

A logística Empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final,assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável (BALLOU, 2011).

No tempo certo, do modo combinado, no lugar acertado e nos volumes precisos. Além disso deve garantir que as informações e documentos precisos estejam no tempo e lugar certo de maneira a permitir controle em tempo real e a perfeita operação de toda a cadeia (BOWERSOX e GLOSS, 2001).

1.2. Atividades primárias e secundárias

A definição de logística identifica aquelas atividades que são de importância primária para o atingimento dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço. Estas atividades -chave são:

Transportes.

Manutenção de estoques.

Processamento de pedidos.

Essas atividades são consideradas primárias porque ou elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística.

Transportes. Para a maioria das firmas, o transporte é a atividade logística mais importante simplesmente porque ela absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos.”Transportes” refere-se aos vários métodos para se movimentar produtos. Algumas das atividades populares são os modos rodoviário, ferroviário e aeroviário. A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos.

Manutenção de estoques. Geralmente, não é viável providenciar produção ou entrega instantânea aos clientes. Para se atingir um grau razoável de disponibilidade de produto, é necessário manter estoques, que agem como “amortecedores” entre a oferta e a demanda. O uso extensivo de estoques resulta no fato de que, em média, eles são responsáveis por aproximadamente um a dois terços dos custos logísticos, o que torna a manutenção de estoques uma atividade-chave da logística.

Enquanto o transporte adiciona valor de “lugar” ao produto, o estoque agrega valor de “tempo”. Para agregar este valor dinâmico, o estoque deve ser posicionado próximo aos consumidores ou aos pontos de manufaturas. O número normalmente grande destes pontos de estoque e os altos custos associados a manter estes produtos armazenados, em geral entre 25 e 30% do valor do produto por ano, requerem administração cuidadosa. A administração de estoques envolve manter seus níveis tão baixos quanto possível, ao mesmo tempo que provê a disponibilidade desejada pelos clientes.

Processamento de pedidos. Os custos de processamento de pedidos tendem a ser pequenos quando comparados aos custos de transportes ou de manutenção de estoques. Contudo, processamento de pedidos é uma atividade logística primária. Sua importância deriva do fato de ser um elemento crítico em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes. É também a atividade primária que inicializa a movimentação de produtos e a entrega de serviços.

Além disso, estas três atividades logísticas podem ser colocado em perspectiva notando-se sua importância naquilo que pode ser chamado de “ciclo crítico de atividades logísticas”. O tempo requerido para um cliente receber um pedido depende do tempo necessário para entregar o pedido. Como o resultado final de qualquer operação logística é prover serviço por conseguir mercadorias para os clientes quando e onde eles quiserem, estas três atividades são centrais para cumprir esta missão. Por isso, elas são chamadas de atividades primárias. (Ballou 2011,pág 24,à 27).

Atividades secundárias

Apesar de transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos serem os principais ingredientes que contribuem para a disponibilidade e a condição física de bens e serviços, há uma série de atividades adicionais que apóia estas atividades primárias. Elas são:

Armazenagem.

Manuseio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com