Logistica Empresarial
Exames: Logistica Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Michely • 7/9/2013 • 2.660 Palavras (11 Páginas) • 540 Visualizações
INDICE
Introdução----------------------------------------------------------------------------------------- 2
Logística cadeia de suprimentos e Estratégia competitiva------------------------------ 3
Missão--------------------------------------------------------------------------------------------- 3
Valores-------------------------------------------------------------------------------------------- 4
Publico Alvo------------------------------------------------------------------------------------- 4
Rede de Logística na empresa--------------------------------------------------------------- 4
Logística de distribuição de alimentos perecíveis--------------------------------------- 5
Recebimento------------------------------------------------------------------------------------ 6
Armazenagem---------------------------------------------------------------------------------- 7
Abastecimento--------------------------------------------------------------------------------- 7
Separação-------------------------------------------------------------------------------------- 8
Faturamento---------------------------------------------------------------------------------- 8
Cliente final----------------------------------------------------------------------------------- 8
Vantagens Competitivas------------------------------------------------------------------- 9
Criando a cadeia responsiva de fornecimento---------------------------------------- 9
Bibliografia---------------------------------------------------------------------------------- 9
Introdução
O conceito de logística é colocar o produto certo na hora certa, no local certo e ao menor custo possível. Esse conceito está sendo muito utilizado para descrever a cooperação de trabalho na qual fazemos partes das operações entre as funções das empresas, sendo assim necessárias que se busquem baseadas neste conceito, onde a descrição é realmente um processo logístico. Este processo logístico deve estar conectado ao conceito da logística para compreender todas as áreas operacionais, por exemplo, suprimento, produção e distribuição, tendo como inicio a matéria prima até os produtos acabados desde a mão de obra até o consumidor final, buscando a minimização dos custos para poder garantir melhorias nos possíveis níveis de serviços. A forma mais encontrada para descrever o processo lógico está baseada em conceito de logística e seus objetivos.
Conforme a analogia feita pelo professor Vicente Falconi Campos onde o mesmo destaca que uma organização possui clientes internos e fornecedores internos e que os processos podem ser explorados no estudo da administração da produção, pois o fluxo de um processo de produção da empresa acontece pelo fato de que o deslocamento desse processo é feito como parte integrante onde o ambiente logístico abrange um padrão de fluxo do tipo “STOP AND GO”, no entanto existem exceções a este padrão que é encontrado em empresas com processos de produção contínuos no caso de indústrias no setor de químico ou onde o operador executa as tarefas acompanhando o deslocamento do produto.
Portanto o processo logístico é um procedimento estático e dinâmico, onde vai contribuir para que o sentido de logística seja aplicado na empresa fazendo com que o produto chegue sem defeitos, no local certo onde será feito o próximo processo, na hora certa e ao menor custo possível, melhorando assim a qualidade dos serviços. Ao observar esse processo de melhoria contínua nós percebemos que ao utilizar os métodos do processo ao Supply Chain, é possível analisar que em um processo logístico possui além de clientes externos, clientes internos, fornecedores externos e fornecedores internos onde os mesmos devem estar baseados nos conceitos de logística, que buscam a minimização dos custos e melhoria dos serviços, utilizando o maior número de informações sobre a demanda para que nesse sentido possa apoiar as tomadas de decisões que interferem no processo.
O processo estático pode ser caracterizado como a parada que o produto sofre para a execução para a execução ou disponibilidade para a demanda futura. Exemplos: Procedimentos de solda na produção, estocagem no almoxarifado, entre outros. Já o processo dinâmico é caracterizado pelo deslocamento do produto entre dois procedimentos estáticos. Exemplos: O transporte de um container que é a parte de um produto que é partes de um processo logístico de montagem ou deslocamento de matéria primas do almoxarifado para a produção. Por isso o processo de estático e dinâmico é chamado de “STOP AND GO”, momento de parada do processo e momento de continuidade do processo.
Esses processos são chamados de subsistemas da área operacional que compõem uma cadeia de suprimentos de uma empresa desde as matérias primas até o consumidor final, conforme pesquisa realizada a teoria dos processos logísticos e os custos dos processos logísticos, foram desenvolvidos pelos pesquisadores do IPELOG, que é denominado como uma tecnologia aplicada de resultados e como uma equação denominada função logística.
Com base nesses recursos fizemos uma pesquisa na empresa Kobber Alimentos LTDA.
Logística, cadeia de Suprimentos e Estratégia Competitiva.
Nome: Kobber Alimentos LTDA
Localização: Rua Baependy, 233, Jardim Campanário, Diadema-SP.
Segmento: Alimentos
Porte: Média
Missão:
Destacar-se no mercado atacadista de gêneros alimentícios, atendendo ás necessidades de fornecedores de matéria-prima que fomente os negócios das empresas por nós atendidas. Aprimorar sempre nossos produtos e serviços, proporcionando: Retorno do investimento, auto realização dos colaboradores associações com empresas e capitalização para empreendimento paralelo ou correlato.
Valores:
...