TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica - Kanbam

Dissertações: Logistica - Kanbam. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  3.645 Palavras (15 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 15

1- LAY OUT INDUSTRIAL:

2- KANBAN

A essência do kanban: está na transmissão da informação de forma simples e visual para manter em funcionamento um sistema de produção puxado. Depois de satisfeito esse requisito, um sistema kanban pode adquirir várias formas diferentes as quais vão depender das características das operações do local será implementado.

Foi desenvolvido por Taiichi Ohno, Vice-Presidente da Toyota Motor. As idéias de Ohno sobre o kanban foram inspiradas no supermercado americano, onde as prateleiras eram reabastecidas quando esvaziadas. Como o espaço de cada item era limitado, somente se traziam mais itens quando havia necessidade.

É um sistema de informação que foi desenvolvido para organizar os vários departamentos de processo interligados dentro de uma fabrica. Tem como finalidade controlar a produção e a movimentação do material em processo produtivo. Kanban significa cartão, literalmente, um registro visível o placa visível, usada como meio de comunicação, transmissão de dados e informações.

ORIGENS DO SISTEMA KANBAN

O Sistema de Produção desenvolvido pela Toyota iniciou à filosofia de produção Just-in-Time. Seu objetivo é eliminar os elementos desnecessários referente a produção, reduzindo assim os custos. A idéia básica neste sistema é produzir os tipos de unidades necessárias no tempo necessário, e na quantidade necessária. A redução de custos é a meta mais importante do sistema sendo acompanhada de três metas secundárias para garantir seu objetivo original: Controle de Qualidade, Qualidade Assegurada e Respeito à Condição Humana. O sistema kanban é baseado nos seguintes princípios: produção nivelada, redução de tempo de preparação, layout de máquinas, padronização dos trabalhos, aperfeiçoamento das atividades.

Assim a Toyota desenvolveu um sistema de manufatura que foi simples de operar e controlar com um sistema muito simples de informação, posteriormente conhecido como kanban.

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA KANBAN

Recorrendo aos conceitos anteriores e focalizando suas características básicas, pode-se dizer que o sistema kanban é um sistema de controle do fluxo de informações e produção em um ambiente JIT, que controla harmoniosamente a produção dos produtos necessários nas quantidades e no tempo necessário, reduzindo os tempos de espera, diminuindo os estoques, melhorando a produtividade e interligando todas as operações de produção interna na fábrica e os processos de fornecimento de materiais de fornecedores externos.

O KANBAN COMO SISTEMA DE CONTROLE DA PRODUÇÃO

O kanban é um método de adaptação às alterações devido as variações da demanda de produtos, sendo que os processos devem produzir os produtos necessários, no tempo e quantidade necessárias. Assim sendo, a primeira necessidade para a produção no tempo exato é conhecer as características de todo o processo produtivo sobre o tempo e quantidades necessidade em cada estação de trabalho.

Ao contrário do sistema convencional, a produção JIT utiliza o sistema de puxar. Puxar significa não processar até a solicitação, isto é sob pedido. O sistema de puxar consiste em retirar as peças necessárias do processo precedente, iniciando o cicio na linha de montagem final, pois é aqui que chega a informação com exatidão de tempo e quantidades necessárias de peças para satisfazer às demandas.

OBJETIVOS DO SISTEMA KANBAN

Como objetivos básicos do sistema kanban pode-se salientar os seguintes:

1. Minimizar o inventário em processo e os estoques de produtos acabados;

2. Minimizar a flutuação dos materiais em processo, visando simplificar o seu controle;

3. Reduzir o "lead time" de produção,

4. Evitar a transmissão de flutuações ampliadas de demanda ou do volume de produção entre processos;

5. Descentralizar o controle da fábrica, fornecendo aos operadores e supervisares de área tarefas no controle de produção e de estoque;

6. Permitir uma maior capacidade reativa do setor produtivo à mudança da demanda;

7. Reduzir os defeitos através da diminuição dos lotes de fabricação;

8. Permitir o controle visual ao longo das etapas de fabricação; e

9. Fornecer os materiais sincronizadamente, em tempo e quantidade, conforme sua necessidade, no local certo.

KANBAN DE PRODUÇÃO

Este cartão determina o tipo e a quantidade que o processo precedente deve produzir. O kanban de ordem de produção é frequentemente chamado de kanban em processo ou simplesmente kanban de produção. O kanban de produção é usado apenas no centro de produção que produz a peça, e usualmente contém as seguintes informações:

• Descrição da peça, com a identificação do código e nome desta;

• Descrição do processo e do centro de trabalho onde a peça é fabricada;

• Capacidade do contenedor, o que indica quantas peças devem ser produzidas para este contenedor específico;

• Local para estocagem, indicando o local onde as peças devem ser colocadas uma vez fabricadas

PRÉ-REQUISITOS PARA O KANBAN

• Repetitividade da produção;

• Lotes de tamanhos reduzidos, de fato, os menores possíveis;

• Pequenos tempos de preparação de máquinas e troca de ferramentas;

• Fluxos bem definidos de materiais, com disposição funcional das máquinas;

• Contenedores padronizados para cada tipo de peça;

• Produtos com índices de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com