Logistica: administração de recursos e materiais
Por: Gaby Santos • 22/4/2015 • Relatório de pesquisa • 295 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
O estado de São Paulo vem enfrentando a mais terrível seca dos últimos 45 anos, estando a beira de um racionamento. Além das mudanças climáticas visíveis, geradas pelo aquecimento global, e o fenômeno El Niño existem também uma falta de preparo e estrutura, investimento por parte do governo, o que foi tornando a crise hídrica algo cada vez mais próximo de nosso estado, atingindo varias regiões; aproximadamente 40 cidades e causando enormes prejuízos a população, afetando seu modo de vida, saúde, seu dia-a-dia e também as empresas que estão situadas em São Paulo.
O Brasil em geral, gasta muita água potável, o que demonstra a necessidade de educar o povo brasileiro a economizar água, por que este é um recurso não renovável e fundamental para todos nós. As represas tem seus índices de água cada vez menores, o que traz a possibilidade de uso do 'volume morto', o que não traz segurança quanto a qualidade da água.
A crise hídrica afeta economia; o PIB nacional e faz com que haja menos desenvolvimento e crescimento no país.
Como exemplo de empresas afetadas, podemos citar:
Empresas do ramo alimentício como a Bauducco por exemplo, vem sofrendo com a crise, pois são uma das empresas que mais utilizam água.
A produção agrícola sofre com a falta d'agua o que poe em risco a produção de verduras, frutas, assim como também afeta a produção de laticínios como leite e seus derivados, como os queijos por exemplo que necessitam da água para sua produção e limpeza.
Indústria têxtil e indústria de cerveja são outras indústrias que estão tendo que se adaptar por conta da crise hídrica.
As medidas que as empresas veem tendo em relação a falta d'água, são a diminuição no uso da água que é fornecida, com o reuso de água,
...