Logística Reversa
Casos: Logística Reversa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MM19 • 23/4/2014 • 1.069 Palavras (5 Páginas) • 245 Visualizações
Logística Reversa:
Segundo Patricia Guarnieri (2011), devido ao grande aumento da quantidade de resíduos , ocasionado pela exploração inconseqüente de recursos naturais, além da escala de produção cada vez maior, o tema Logística Reversa têm ganhado importância crescente. Com isto, partir dos anos 80, as empresas começaram a se importar com a proteção ambiental, deixando de tratar tal assunto como somente custos e sim como investimento no futuro organizacional, além de ser um modo de vantagem competitiva.
Face ao exposto, pode-se perceber que a questão da sustentabilidade é um novo paradigma no processo de produção e, para existir um equilíbrio neste contexto, é preciso que o uso de recursos naturais seja proporcional à recuperação dos mesmos, razão pela qual o cumprimento das normas ambientais está sendo cada vez mais exigido, implicando em investimentos maiores.
Ainda segundo a autora, a Logística Reversa é composta pela sustentabilidade ecológica e econômica, provando que é possível que o desenvolvimento econômico e ecológico caminhem juntos, com um mesmo objetivo, uma vez que a adoção de práticas sustentáveis trazem benefícios para a empresa, gerando lucros. Muitas empresas praticam a logística Reversa sem conhecer o conceito da mesma, devida a grande necessidade de se dar um fim aos resíduos industriais e/ou materiais descartados para que a legislação seja devidamente cumprida.
Os materiais descartados não podem ser jogados em qualquer lugar e, apesar disso, podem ser reutilizados parcialmente, proporcionando retorno econômico ou redução de custos, o que deixa a Logística Reversa cada vez mais interessante às organizações. O processo de retornar os produtos deve ser feito de acordo com as diferenças de cada produto, ramo de negócios e ainda das particularidades de cada empresa. Nesse sentido, as possíveis causas do retorno podem ser:Mercadorias defeituosas, erros ou desacordos comerciais, produtos que precisem passar por manutenção, além de produtos que podem ser reciclados e reutilizados.
Conforme o Autor Kleber dos santos Fernandes (2012, p. 146), A logística reversa tem o grande desafio de impedir que um determinado problema não aconteça novamente. É por este motivo que deve existir um estudo na melhoria e aprimoramento das operações, descobrindo assim a causa principal de um problema e analisar a forma mais eficiente de solução, visto que tal erro não pode acontecer novamente.
Algumas formas de realização da Logística Reversa:
• Devolução de material ou produto para o fornecedor (onde é necessário negociar com o fornecedor sobre inspeção do material devolvido, reembalagem e transporte).
• Devolução de produto pelo cliente (onde são realizados inspeção do produto devolvido, relatório técnico sobre a aceitação da devolução, gerenciamento de processo de coleta, reembalagem, transporte e recepção do produto devolvido.
• Devolução de embalagens para o fornecedor (onde devem ser feitos tratamentos para embalagens, caso necessário além da armazenagem e transporte).
• Devolução de embalagens reutilizáveis (neste caso é necessário gerenciar o processo de coleta, coletar as embalagens, tratá-las se necessário, e armazená-las).
• Devolução de embalagem para descarte pelo cliente (onde é necessário gerenciar a coleta, coletar as embalagens, descarga, tratamento , caso necessário, armazenagem e transporte para recolhedora ou local definido). Antonio Jorge Cunha Campos (2010, p. 40).
Atuação da Logística Reversa no Pós-Consumo:
Segundo Kleber dos Santos Fernandes (2012, p. 146), no processo de pós-consumo, a Logística Reversa faz a operação entre o fluxo físico dos produtos e as informações pertinentes aos bens de consumo, que são descartados pelas pessoas. Nesse processo os produtos retornam ao ciclo de negócios, através dos canais de distribuição reversos específicos.
Citação Direta “ O objetivo estratégico é o de agregar valor a um produto, que pode ser constituído por bens inservíveis ao proprietário original, o que ainda possuam condições de utilização, por produtos descartados por terem atingido o fim da vida útil ou no caso dos resíduos industriais. Esses produtos de pós consumo poderão ser originais de bens duráveis ou descartáveis por canais reversos de reuso, desmanche, reciclagem, até a destinação final”
Kleber dos Santos Fernandes.
Logística Reversa do Pós-Venda.
Segundo Eugenio Cavallazi e Luciana Valente (Apud Leite, 2003), a Logística Reversa do Pós Venda é
...