Logística Reversa
Artigo: Logística Reversa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AMANDINHARS • 13/10/2014 • 705 Palavras (3 Páginas) • 3.366 Visualizações
1. Discuta as razões da visibilidade atual da logística reversa.
Atualmente por questões legais e por cobrança da sociedade a “era verde” está sendo difundida nas empresas. A preocupação com o destino dos seus produtos é visto pela população como uma forma de agregar valor a marca ou produto, pois acaba sendo uma forma de amenizar o impacto meio ambiente melhorando o futuro.
2. Qual é o interesse do estudo em separado dos diversos canais reversos?
Encontrar a melhor forma de transporte, melhoria, impacto ambiental e processo logistica, pois conforme destacado cada canal visa um modo de devolução ou reutilização.
3. Discuta alguns exemplos de canais reversos que você conhece e estabeleça
suas etapas reversas.
Um canal reverso bem popular no Brasil são os de recall, quando há algum problema com veículo existe um comunicado na tv para que os compradores compareçam as concessionárias para que seja realizada a troca. O início deste processo pode ser através de uma reclamação de mercado ou da identificação no próprio processo de garantia da qualidade, os compradores são comunicados e as peças trocadas. As peças com defeitos são descartadas sendo enviadas para o fabricante.
Outro tipo de canal reverso é o de reúso com leilões, carros que são apreendidos por bancos ou mesmo pela polícia que vão a leilão para utilização ou como revenda de sucata, dando um segundo destino.
4 Analise os canais reversos de reuso, desmanche e reciclagem, distinguindo
suas principais características. Quais são as principais diferenças observadas?
Reúso Extensão do uso do produto ou de algum componente, mas com a mesma função original
Remanufatura Reaproveitamento com a substituição de alguns componentes, resconstituindo um produto com mesma finalidade.
Reciclagem Transforma o produto original em matéria-prima secundária ou reciclada para serem reincorporadas na fabricação de novos produtos.
Diferenças No caso de reúso não há transformação ou alteração alguma no produto, na remanufatura há alteração/substituição, mas em ambos os canais é mantido a finalidade do produto.
Na reciclagem o produto é transformado tomando outra finalidade.
5. O que se caracteriza como mercado secundário? Cite alguns exemplos.
O mercado secundário pode ser caracterizado como um destino do bem remanufaturado, ele visa recapturar valor do produto por meio de políticas de baixo preço, como é o caso das pontas de estoque e de leilões pela Internet.
6 . Qual é a ideia de retorno ao ciclo produtivo e ao ciclo de negócios?
Retornar os produtos ao ciclo de negócio ou ciclo produtivo na busca pela recuperação de valor, esses ainda novos, com pouco uso, já consumidos, com defeitos ou dentro da garantia, obsoletos ou com validade vencida, produtos no fim de sua vida útil, em condições de reutilização ou aproveitamento de sua matéria prima e resíduos industriais, que não mais despertando interesse
...