Logística Reversa
Trabalho Universitário: Logística Reversa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kldantas • 10/11/2014 • 535 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
1) Quais alternativas estão disponíveis para recuperar produtos, partes de produtos e materiais?
A utilidade de produtos pode prolongar-se através da reciclagem, refabrico, renovação ou outras práticas de valorização, entrando num processo que chamamos de lógico direto. Além de reuso direto, reparo, remanofatura e refurbishing. Este processo possui múltiplas vantagens, designadamente dos pontos de vista econômico e ambiental.
Porém, estes produtos podem entrar em logística inversa, quando eles deixam de satisfazer seus consumidores.
Este processo é definido por Rogers e Tibben-Lembke como: “O processo de planejamento, implementação e controlo da eficiência e eficácia e dos custos, dos fluxos de matérias-primas, produtos em curso, produtos acabados e informação relacionada, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou [realizar] a deposição adequada.”
2) Quem deve realizar as diversas atividades de recuperação?
As empresas de manufatura. Elas que nunca se sentiram responsáveis por seus produtos depois do uso pelos clientes, seus produtos em sua maior parte eram usados e jogados fora com consideráveis danos ao meio ambiente.
Hoje em dia, consumidores e autoridades esperam que os fabricantes reduzam o lixo gerado por seus produtos. Esse novo pensamento, levou a uma atenção maior com o gerenciamento de resíduos. Recentemente, devido a novas leis de gerenciamento de resíduos, a ênfase se voltou à recuperação, devido aos altos custos e impactos ambientais do descarte. As principais razões para aderir à logística reversa são:
- leis ambientes que forçam as empresas a receber de volta seus produtos e cuidar de seu tratamento.
- benefícios econômicos de usar produtos devolvidos no processo produtivo, ao invés de descartá-los.
- a crescente consciência ambiental dos consumidores.
3) Como estas atividades devem ser realizadas?
Reuso Direto: Os produtos que não são reparados ou atualizados são limpos e levados a um estado no qual podem ser reutilizados pelo consumidor.
Reparo: O produto passa por um processo no qual ele retorna ao estado funcional após algum tipo de conserto. Normalmente a qualidade do produto reparado é menor que a do produto novo.
Reciclagem: A funcionalidade do produto não é mantida. Tem como objetivo usar parte ou a totalidade dos materiais do produto devolvido. Podendo utilizar os materiais recuperados nos processos produtivos do produto original ou em outras indústrias.
Refurbishing: O produto é atualizado para que atinja padrões de qualidade e operação similares ao produto original.
Remanufatura: Os produtos são desmontados e todos os módulos e partes são completamente examinados em detalhe. As peças que estão deterioradas são consertadas ou trocadas. O produto remanufaturado recebe uma avaliação de qualidade e são entregues ao produto sob condições de garantia de produto novo.
Logística Reversa: Se refere a todas as atividades logísticas de recolher, desmontar e processar produtos novos ou usados, partes de produtos e/ou
...