LÍNGUAS E PRÁTICA SOCIAL DA CRIANÇA
Resenha: LÍNGUAS E PRÁTICA SOCIAL DA CRIANÇA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessamelo1979 • 28/10/2014 • Resenha • 271 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
LINGUAGENS E PRÁTICAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Um currículo baseado em práticas sociais e em linguagens envolveria uma gama de práticas do cotidiano como ensinar a criança a comer, a se relacionar com os outros membros da sociedade, a práticas de higiene, a falar corretamente e a viver em grupo.
A escola repetiria aquilo que a criança já vivencia em casa com sua família, mas ela teria novas lições, ensinadas pelos professores e vivenciadas em grupo com outras crianças.
As crianças aprendem através do contato e de experiências vivenciadas e por isso é tão importante que a criança reviva os relacionamentos interpessoais na escola.
Um exemplo dessas práticas é quando o professor pede para que os alunos façam fila e vão lavando suas mãos na pia para fazer alguma refeição. Aí ele estará ensinando os seus alunos a hábitos de higiene.
Lembro-me até hoje dessa experiência na escola quando era criança: a gente fazia a fila e ia cantando “quem vai chegando, vai ficando atrás, menino educado é assim que faz” e todos nós íamos lavar nossas mãos e levávamos as toalhinhas para enxugá-las para depois fazermos a nossa refeição. Isso ficou marcado na minha memória até hoje.
Esse exemplo não só ensinava o hábito da higiene, mas também o de respeitarmos a nossa vez de lavar as mãos sem passar na frente dos outros, pois deveríamos ser meninos educados.
A criança nessa idade está aberta a aprender as, coisas que ensinamos, por isso devemos aproveitar essa fase para ensinar as boas práticas a elas e tomarmos cuidado com aquilo que é errado, para que ela não aprenda e absorva o errado como hábito para as suas vidas.
...