MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO SER HUMANO
Tese: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO SER HUMANO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucianisuemar • 25/9/2013 • Tese • 6.256 Palavras (26 Páginas) • 489 Visualizações
INTRODUÇÃO
É o que veremos nesse trabalho. E para nos ajudar melhor a compreender essa situação que vivemos, o filme Tropa de Elite colaborará com fatos reais da dura e difícil vida de quem mora na zona de conflito. Pois, se para alguns, mesmo morando longe das favelas e lugares onde não é tão explícita a criminalidade, imagine morar onde tiros, tráficos de droga, abusos, entre outras questões sociais fazem parte da rotina diária da vida dessas pessoas?
No filme Tropa de Elite, há uma mostra real de como é morar nos morros das favelas e também como é o agir deste grupo especial da policia. Que foi criado justamente para coibir com maior intensidade os conflitos de gangues e marginais de tráfico. Corrupção e insubordinação dentro de Comando Militar.
Também veremos algumas questões pertinentes ao que seja grupo, cultura e que acabam influenciando em diversos setores de nossa sociedade. Tanto para o bem como o mal. Depende de como usamos esses atributos sociais.
De uma forma simples, porem objetiva, procuramos elencar vários fatores que contribuem para uma análise Psico- social do tema em questão. Que este trabalho venha a somar em nossa vida estudantil, bem como futuros assistentes sócias que seremos. Pois muitas das questões levantadas aqui, talvez sejam nossas parceiras quando estivermos de fato no campo de atuação de nossa profissão.
2 - MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO SER HUMANO
O que é cultura e quais são as manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite.
Para entendermos o conceito de cultura dentro do filme tropa de elite é necessário entender, quais as características gerais de cultura.
A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, idéias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, e abrange um modo de vida etc. A cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que disseminam o material cultural, como por exemplo, as indústrias do cinema, televisão e editorais, bem como os meios de comunicação. No entanto, a cultura popular não pode ser descrita como o produto conjunto dessas indústrias; pelo contrário, é o resultado destas.
O mais importante na arte popular, ou cultura popular, não é o objeto produzido, mas sim o artista, o povo, a periferia, isso faz com que a arte popular seja contemporânea ao seu tempo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_popular).
Apesar de o filme ser uma obra de ficção que se passa no Rio de Janeiro em 1997, vemos que o que é retratado é uma realidade extremamente atual, pois mostra com muita verdade alguns dos problemas sociais graves vividos não só nas grandes metrópoles brasileiras como também nas pequenas cidades, são assimilados como cultura da pobreza, da marginalização e da exclusão e suas manifestações culturais apresentados de uma forma violenta, porém realista é, tráfico, milícia, pobreza, crime, abono familiar por parte não só dos criminosos, mas também por parte das autoridades policiais pelo peso do ofício, polícia ostensiva e punitiva, corrupção na polícia, armamento pesado, por parte dos traficantes e escassez de recursos por parte da polícia.
A cultura relatada no filme Tropa de Elite mostra que pobreza e falta de recursos financeiros não são sinônimos de criminalização generalizada, da mesma forma que a cultura de que a polícia também se corrompe, e ainda há a segregação racial que vê o negro pobre como um potencial criminoso.
ANÁLISE DO FILME
Com base no filme Tropa de Elite: A partir de uma perspectiva crítica, percebe-se claramente a violação dos direitos humanos. Regras existentes na polícia como parte do governo se fazem necessário para que haja mudanças com relação à atitude tomada por eles. Tem que haver sim uma cumplicidade entre o governo e a polícia para que possam junto encontrar soluções para a sociedade, sendo de uma maneira que não venham com isso tirar proveito próprio; revela-se que apesar de existirem diferentes organizações policiais no Brasil, a questão de como os policiais lida com os cidadãos pobres e marginalizados traz à tona uma característica comum a todas elas: o abuso do poder e do uso de agressão física como forma de eliminar um “inimigo”. Conduta adotada também pelos traficantes que dominam as comunidades. O filme apresenta inicialmente a polícia militar convencional carioca que está tomada pela corrupção. Dinheiro vindo do jogo do bicho ou das propinas que ganham pela venda de armas aos traficantes. Mas também mostra o BOPE, tropa de elite da polícia militar, que faz parte dela, mas que na prática é completamente diferente. Ele foi criado para intervir quando a polícia convencional, não consegue dar conta do serviço.
O homem, através das suas diferenças defronta-se com seu comportamento, pois o homem é um ser surpreendente diante de outros animais; sua mudança é constante, seus hábitos, costumes, crenças e culturas. A palavra “razão”é o que predomina em seu vocabulário.
Este filme além de fazer uma crítica à corrupção da polícia carioca também mostra a hipocrisia da classe média, representada por estudantes universitários que fazem trabalhos em ONGs nas favelas. Eles criticam a violência policial, mas, no enredo do filme que não está longe da realidade da sociedade, estes mesmos estudantes, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas e na própria universidade e assim favorecendo a violência urbana. Surge então uma linha tênue; A cultura cria o que é proibido socialmente (criminoso, louco) e o rejeita definindo uma fronteira para além da qual tudo é transgressão. Metodologicamente, nossa análise está baseada na “crítica diagnóstica da cultura”.
MANIFESTACOES CULTURAIS
O círculo vicioso que se desenvolve em torno das manifestações culturais não se define no papel de uma só camada da sociedade, pois a omissão de quem pode dar uma basta na corrupção seja dentro do sistema penal ou na própria sociedade se curvam diante da corrupção ativa e passiva, mediante baixíssimos salários dos policiais além da falta de estrutura para ação efetiva do policiamento, e somando-se a isso ainda há a falta de punição para os criminosos fardados,
...