MAPA TEXTUAL
Pesquisas Acadêmicas: MAPA TEXTUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CLEIAB • 23/11/2013 • 737 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
Dentro da leitura a que foi indicada, passamos a compreender que os movimentos sociais são grandes responsáveis pela transformações que vem ocorrendo em meio à sociedade, passando a ser um dos elementos fundamentais no período da atualidade do nosso cotidiano. De certa forma esses movimentos têm sido inúmeros no Brasil desde o império aos dias de hoje, pois através do mesmo era expressa a insatisfação pelo sistema constituído pelas classes dominantes, batalhas essa que vieram a ser respeitáveis e importantes para que existissem as transformações dos vários sistemas. Em meio a tais movimentos destacam-se alguns, como:
O movimento de Quebra Quilos, que se fazia contra o sistema de pesos e medidas implantado no Brasil.
O movimento Ecologista, que agiam em defesa da natureza.
O Movimento Sem terra, que lutam pela direito de terras e moradia.
Quanto mais o país crescia e se urbanizava, mais os movimentos adquiriam forças e cada vez se multiplicava no decorrer dos anos, se ramificando em todos os âmbitos como: Religiões, Políticas, Culturais, Socioeconômicas e etc. Ao analisarmos estas grandes movimentações percebeu-se que na maioria das vezes se destacavam os interesses coletivos de grupo de pessoas, que lutavam para que tivessem o reconhecimento como cidadãos, incluindo as lutas organizadas pelos sindicatos dos Educadores, que lutavam pela organização da nossa educação, para que se abrangessem todas as classes sociais inserido-as em uma educação ampla de direito a todos.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA VIDA DO PEDAGOGO
O pedagogo tem um papel de grande importância para que possa gerar uma sociedade política e analítica, sendo ela pensante e crítica, desta forma se faz necessário que o pedagogo seja um sociólogo educacional, suscitando opiniões diversas educacionais podendo tanto ensinar como aprender. Vale ressaltar que durante o período militar, essa disciplina foi banida do currículo escolar, para que assim se tornasse um ambiente legítimo militar, passaram a inserir a disciplina de “Educação Moral Cívica”, porém da década de 80 a sociologia adentrou novamente no currículo educacional, com a volta do mesmo notou-se o grande prejuízo causado pela a ausência da mesma.
A EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
A educação formal está fundamentalizada e vinculada à produção do saber, podemos perceber dentro desta concepção logo ao refletir a respeito da etimologia do termo, que segundo estudiosos nos ensinam a palavra vem do latim, e seu significado procede da seguinte forma levando de dentro de uma pessoa para fora de outra. Em suas diversas formas de aprendizado do processo educativo, que o conhecimento institui a habilidade humana de apreender a realidade material e característica por meio de arcabouços consequentes.
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO COMO DOMÍNIO DO MUNDO
A produção do conhecimento mostrada através da Sociologia da Educação nos faz perceber que a mesma é um mecanismo ou recurso que o indivíduo encontrou e combinou para que fosse expandido sobre o mundo particular e sobre o mundo prático.
A reflexão sobre a ligação entre conhecimento e educação se faz necessário através
...