MAPEAMENTO DE ATIVIDADES E DE PROCESSOS
Artigo: MAPEAMENTO DE ATIVIDADES E DE PROCESSOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adilpereira • 24/2/2014 • 564 Palavras (3 Páginas) • 4.595 Visualizações
MAPEAMENTO DE ATIVIDADES E DE PROCESSOS
Sabemos que, para o bom funcionamento de uma empresa ou organização, o mapeamento de atividades e de processos é fundamental, pois é ele que dar eficácia nas atividades desenvolvidas, fazendo com que as tarefas sejam cumpridas e os resultados esperados nessa organização sejam alcançados de forma contínua e com qualidade. Neste texto vamos discorrer um pouco de cada um desses elementos que compõe o mapeamento de atividade.
Eventograma: Técnica para decompor um processo de negócio em eventos, a fim de estudar suas causas e condições, nas atividades geradoras, e suas abrangências e seus efeitos, nas atividades receptoras. Eventograma é um microcosmo desse universo chamado processo. Para a construção de um eventograma, algumas regras devem ser observadas, exemplo: Listar as atividades; descobrir quais atividades terminam o processo; construir o formulário ‘’E-P-S’’; calcular tempo das atividades; detalhar o procedimento das atividades; descobrir exceções e criar contingências. Lembrando que, alguns eventos não serão necessários uma lista tão extensa de providências, mas o rigor nos detalhes é que vai determinar a qualidade nos resultados.
Infograma: consiste em uma importante ferramenta para documentar, organizar, analisar e racionalizar dados, informações, seus suportes e outros elementos de identificação da natureza de negócio. Não há como negar que para desenvolver nossas atividades pessoais e profissionais estamos sempre à procura de informações, e essas informações parte de dados, nessa hora que devemos ser cauteloso, pois, dados incorretos geram informações incorretas. Dados e informações são o verdadeiro alicerce do processo de negócio, Dado transforma-se em informação quando é contextualizado e agrupado. Uma vez gerada a informação, a mesma deve ser disseminada entre as pessoas que compõe a organização, afim de que o fluxo dos processos não seja comprometido.
Funcionograma: é um gráfico que amplia as partes setoriais de um organograma, respeitando suas características estruturais, tornando claras as atividades ou funções que o justificam, possibilitando conhecer a interdependência das partes componentes do organismo. Conhecido, também como organograma funcional, o funcionograma procura dar uma idéia geral da missão de cada órgão da empresa. Os funcionogramas devem ser incluídos no Manual de Organização. É por intermédio do funcionograma que se criam condições de iniciar o processo de análise funcional. O funcionograma Possibilitar um conhecimento mais íntimo da organização; ele descreve as responsabilidades funcionais de cada cargo, especificando inclusive, as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento das suas atividades.
Manuais e manualização das atividades organizacionais: É o conjunto de normas, instruções e documentos sobre políticas, diretrizes e sistemáticas operacionais, dentre outros que busca organizar e sistematizar o desenvolvimento das atividades laborais dentro da organização. Por ser um veículo fundamental para o esclarecimento de dúvidas, o manual deve ser acessível, claro e atualizado. Os manuais constituem-se numa importante fonte bibliográfica técnica constituindo-se em fonte de pesquisa, também criam facilidades para trabalhos de re-organização. Os manuais organizacionais
...