MATEMÁTICA FINANCEIRA
Monografias: MATEMÁTICA FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danielycga • 15/9/2014 • 2.461 Palavras (10 Páginas) • 306 Visualizações
Sumário
1. Introdução 4
2. Regime de Capitalização de Juros Simples e Composto........................................5
2.1 Conceitos de Matemática Financeira.........................................................5
2.2 Capital..........................................................................................................5
2.3 Juros............................................................................................................5
2.4 Taxa de juros..............................................................................................6
2.5 Juros Simples Lineares...............................................................................6
2.6 Juros Compostos Exponenciais..................................................................7
2.7 Fórmulas para o cálculo de Juros compostos............................................8
3. Diferença entre os valores dos Juros e do Montante..............................................9
4. Cálculos financeiros na HP12C...............................................................................10
4.1 Três facilitadores de cálculos na HP12C...................................................10
5. Cálculos na planilha eletrônica Excel.....................................................................10
5.1 Três facilitadores de cálculos na planilha Excel e Calculadora financeira....................................................................................................................11
5.2 Práticas de cálculos no programa Excel e Calculadora HP12C..............11
6. Considerações Finais...............................................................................................15
7. Referências Bibliográficas......................................................................................16
1. Introdução
A matemática financeira tem por função estudar as várias formas de evolução do valor do dinheiro no tempo, a forma como os recursos estão sendo ou serão empregados, de maneira a maximizar o resultado, é uma das aplicações fundamentais da Matemática Financeira. Com as ferramentas adequadas pode-se também comparar alternativas, optando por aquela que mais benefícios nos trará, ou menos prejuízo acarretará. No Brasil, principalmente, o conhecimento da Matemática Financeira é fundamental para o sucesso financeiro de uma organização, pois, com uma economia frágil é preciso ter cuidado para não sofrer perdas. Índices financeiros diversos, taxas altas, inflação, financiamentos longos ou curtos, enfim, toda essa mistura financeira deve ser bem administrada, por menor que seja a organização.
Vários termos são utilizados quando trabalhamos nesta área. Os principais deles são: Capital, Juros, Taxa de Juros, Período e Montante. Além destes cinco termos principais, ainda existe o regime de capitalização, que é classificado em capitalização simples e capitalização composta.
Na capitalização simples somente o valor principal rende juros, ou seja, os juros são calculados aplicando-se a taxa de juros sempre sobre o valor do capital inicial, ao longo de todo o período. Em outras palavras, não é gerado juro sobre juro.
Na capitalização composta, os juros produzidos ao final de um período são integrados ao cálculo do período seguinte, gerando assim juro sobre juro. A taxa de juros e o período devem estar na mesma unidade de tempo. Se a taxa de juros for ao mês, por exemplo, o período deverá estar em meses.
Com esta introdução poderemos continuar as próximas etapas desta ATPS.
2. Regime de Capitalização de Juros Simples e Composto
2.1 Conceitos de Matemática Financeira
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
2.2 Capital
O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla PV nas calculadoras financeiras).
2.3 Juros
Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.
2.4 Taxa de juros
A taxa de juros indica qual remuneração será paga ao dinheiro emprestado, para um determinado período. Ela vem normalmente expressa da forma percentual, em seguida da especificação do período de tempo a que se refere:
8 % a.a. - (a.a. significa ao ano).
10 % a.t. - (a.t. significa ao trimestre).
Outra forma de apresentação da taxa de juros é a unitária, que é igual a taxa percentual dividida por 100, sem o símbolo %:
0,15 a.m. - (a.m. significa ao mês).
0,10 a.q. - (a.q. significa ao quadrimestre)
2.5 Juros Simples Lineares
O regime de juros simples é aquele no qual os juros incidem sempre sobre o capital inicial. Este sistema não é utilizado na prática nas operações comerciais, mas, a análise desse tema, como introdução à Matemática Financeira, é de uma certa forma, importante.
Considere o capital inicial P aplicado a juros simples de taxa i por período, durante n períodos.
Lembrando que os juros simples incidem sempre sobre o capital inicial, podemos escrever a seguinte fórmula, facilmente demonstrável:
J = P .
...