MATERIAIS E LOGISTICA
Pesquisas Acadêmicas: MATERIAIS E LOGISTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: doriceliabastos • 29/10/2014 • 824 Palavras (4 Páginas) • 415 Visualizações
A Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais é uma atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos de comprar até a entrega do produto terminado para o cliente. (FRANCISCHINI & GURGEL, 2002).
É um sistema integrado com a finalidade de prover a administração, de forma contínua, recursos, equipamentos e informações essenciais para a execução de todas as atividades da Organização, tem como base cinco princípios:
Qualidade do Material - O material deverá apresentar qualidade tal que possibilite sua aceitação dentro e fora da empresa (mercado).
Quantidade - Deverá ser estritamente suficiente para suprir as necessidades da produção e estoque, evitando a falta de material para o abastecimento geral da empresa bem como o excesso em estoque.
Prazo de Entrega - Deverá ser o menor possível, a fim de levar um melhor atendimento aos consumidores e evitar falta do material.
Menor Preço - O preço do produto deverá ser tal que possa situá-lo em posição da concorrência no mercado, proporcionando à empresa um lucro maior.
Condições de pagamento - Deverão ser as melhores possíveis para que a empresa tenha maior flexibilidade na transformação ou venda do produto.
Recursos Materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia a dia, na elaboração do seu produto final ou na consecução do seu objetivo social. Como tal são adquiridos regularmente, constituindo os esforços da empresa. Eles podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria-prima, produtos em processo e produtos acabados.
Recursos Patrimoniais são instalações, utilizadas nas operações do dia a dia da empresa, mas que são adquiridas esporadicamente. Prédios, equipamentos e veículos da empresa podem ser classificados como recursos patrimoniais. Dependendo do porte da empresa, poderá estar constantemente adquirindo e vendendo bens patrimoniais. De acordo com a sua complexidade, prazos de fabricação ou construção, os bens patrimoniais são classificados em equipamentos ou então em prédios, terrenos, e jazidas. Equipamentos são, por exemplo, máquinas operatrizes, caldeiras, reatores, pontes rolantes, ferramentas especiais, veículos, computadores e móveis. Já dentro da classificação de prédios, terrenos e jazidas, como o próprio nome já diz, entram edifícios e instalações prediais em geral, terrenos e jazidas.
A diferença básica entre Administração de Materiais e Administração Patrimonial é que a primeira se tem por produto final a distribuição ao consumidor externo e a área patrimonial é responsável, apenas, pela parte interna da logística. Seu produto final é a conservação e manutenção de bens.
Historicamente, a administração de recursos materiais e patrimoniais tinha seu foco na eficiência de processos, visão operacional - busca-se a melhoria relacionada a atividades específicas. Melhorar algo que já existe.
A evolução da Administração de Materiais baseou-se principalmente, pela necessidade de produzir mais, com custos mais baixos, ao longo destas três fases produtivas: 1 – Aumentar a produtividade. Busca pela eficiência; 2 – Aumentar a qualidade sem preocupação em prejudicar outras áreas da Organização. Busca pela eficácia; 3 – Gerar a quantidade
...