MEDICINA PREVENTIVA - CONSIDERAÇÕES GERAIS
Projeto de pesquisa: MEDICINA PREVENTIVA - CONSIDERAÇÕES GERAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fefe2099 • 17/6/2014 • Projeto de pesquisa • 5.151 Palavras (21 Páginas) • 262 Visualizações
RESUMO
Este trabalho compreende a análise das constantes transformações e adaptações do edifício de uma Clínica de Medicina Preventiva, a Clínica FEMENE STARna Cidade de Cuiabá - MT. Estabelecimentos de saúde são edifícios complexos, dinâmicos e caros. O dinamismo dessas construções é caracterizado pela constante adaptação aos avanços médicos, tecnológicos, às mudanças nos perfis dos usuários e de sistemas organizacionais. Portanto são edifícios que precisam estar sempre prontos a acomodarem novas funções, e a crescerem; em outras palavras, que sejam flexíveis permitindo mudanças e expansões garantindo a organicidade original sem estrangulamentos e interrupções de funcionamento. Mas na prática, isso nem sempre é possível, especialmente se a clínica funciona em um edifício que foi construído para outras finalidades, e no caso da Clínica FEMENE STARuma residência. Neste procuramos mostrar e analisar as dificuldades de adaptação principalmente relacionadas a atender as exigências mínimas da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e das Normas Técnicas envolvidas no processo; os termos corretos usados para definir este tipo de intervenção; as soluções encontradas e a importância do profissional de engenharia e arquitetura neste processo de intervenção e mudança.
SUMÁRIO
1 MEMORIAL DESCRITVO 5
1.1 INTRODUÇÃO 5
2 TIPOS DE INTERVENÇÕES 7
2.1 Reconversão 8
2.2 Reforma 8
3 MEDICINA PREVENTIVA – CONSIDERAÇÕES GERAIS 9
4. CLÍNICA DE MEDICINA PREVENTIVA - FEMENE STAR 11
4.2 Fachada 14
4.3 Recepção - FEMENE STAR 14
4.4. Corredor - Escada 15
4.5 Área de Serviço 18
4.6 Copa 18
4.8. AS SALAS E CONSULTÓRIOS 20
4.8.1. Sala de Mamografia – Consultório 1 20
4.8.2 Consultório 2 - Fisioterapia: Exercícios Leves Preventivos 20
4.8.3 Consultório 3 - Clínica Médica / Ginecologia 20
4.8.4 Consultórios 4 de Avaliação Psicológica/Stress e Massagens 21
4.8.5 Vestiário Masculino 21
4.8.6 Vestiário Feminino 21
4.8.7 Banheiros 22
4.8.8 – Arquivo 22
4.8.9 – Depósito de Materiais de Limpeza – DML 22
4.8.11 – Estacionamento 23
4.8.12 – Acessibilidade 23
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26
1 MEMORIAL DESCRITVO
1.1 INTRODUÇÃO
Muitos estabelecimentos de saúde não estão instalados em edificações feitas para este fim e sim em uma edificação primeiramente construída para ser uma residência ou outro serviço. As intervenções nessas edificações são ainda maiores e mais complexas, e na maioria das vezes, essas transformações acontecem espontaneamente, a medida do necessário, sem um profissional competente para acompanhar tais mudanças, e muitas vezes os proprietários destes estabelecimentos não sabem que existem normas a serem cumpridas para que tal serviço esteja de acordo com as leis. Mas à medida que o tempo passa, estes estão cada vez mais cientes de que sãonecessários um arquiteto e um engenheiro para auxiliar em tais mudanças.
Dessa maneira iremos discutir sobre uma Clínica de Medicina Preventiva, em Cuiabá-MT, que passou exatamente por esses processos citados acima (readaptação e/ou reforma), mostrando as dificuldades ocorridas na sua evolução como clínica, e que é realmente muito importante seguir todas as normas e ter sempre um profissional acompanhando todo o processo.
Dessa forma um projeto de arquitetura deve atender aos requisitos legais de apresentação e representação que provem das normas técnicas, e incorporem as exigências e limitações emanadas pelos órgãos públicos (prefeitura, corpo de bombeiros, concessionária de água e luz).
1.2 –OBJETIVOS
Estabelecer parâmetros – base para fixação dos honorários profissionais respectivos, e assim definir e caracterizar os principais elementos técnicos relacionados ao projeto, em especial, as fases que o compõem, as informações necessárias ao seu desenvolvimento.
1.3 – FASE DO PROJETO
O projeto de arquitetura segue as fases de Estudo preliminar, Ante projeto e Projeto de Aprovação, Projeto de Execução.
Estudo Preliminar: - Constitui a configuração inicial da solução arquitetônica, o qual recebe a aprovação preliminar do cliente;
Ante Projeto: - Constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra;
Projeto de Aprovação: - Constitui a configuração técnico-jurídica da solução arquitetônica proposta para a obra considerando as exigências contida no programa de necessidade, ou seja, o Estudo Preliminar ou Ante Projeto aprovado pelo cliente e as normas técnicas de apresentação e representação emanadas dos órgãos públicos (em especial, prefeitura municipal, concessionárias de serviços públicos e Corpo de Bombeiro).
Projeto da Execução: - É o conjunto de documentos técnicos (memoriais desenhos e especificações) necessárias à execução (construção, montagem, fabricação) da obra. Constitui a configuração desenvolvida e detalhada do projeto aprovado pelo cliente.
1.4 – ROTEIRO
- Estudo preliminares;
- Informações: A cargo do cliente;
- Objetivo do cliente e finalidade da obra: - prazos e clientes e finalidades para o projeto e a execuções;
- Características
...