MEIO AMBIENTE DE TRABALHO
Por: daianadantas • 14/4/2015 • Relatório de pesquisa • 980 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
RELATÓRIO DE INSPEÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA UNIDADE DA ADM DE RONDONÓPOLIS – MT.
Sumário
I - INTRODUÇÃO 2
II - DA INSPEÇÃO 2
III - DOS LOCAIS INEPECIONADOS 3
III. 1 – DO PÁTIO 3
III. 2 – DAS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS 3
III. 2.1 – INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PRÓXIMAS À ENTRADA DO PÁTIO 4
III. 2.2 – INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PRÓXIMAS À BALANÇA 4
IV- DA CONCLUSÃO 4
I - INTRODUÇÃO
A inspeção de segurança no meio ambiente de trabalho é um sistema de trabalho tipicamente preventivo, devendo antecipar-se aos possíveis riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores. A inspeção de segurança não é um passeio pela empresa, ela deve ser realizada com uma visão crítica das irregularidades, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
II - DA INSPEÇÃO
No dia 11 de julho de 2012 inspecionamos os locais de carga e descarga da empresa ADM Rondonópolis e que são utilizados pelos motoristas.
Inspecionamos o Pátio, Instalações Sanitárias e Refeitório em cumprimento com a Norma Regulamentadora NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho.
A análise dos ambientes está voltada para as instalações que são destinadas aos motoristas que diariamente utilizam a unidade da ADM Rondonópolis, que segundo informações a empresa tem um movimento médio de 600 caminhões por dia.
Participaram da inspeção:
Pela ADM Rondonópolis Sr. Arlon Gerente de Extração e o Sr. Farias Supervisor de Pátio.
Pela FETTREMAT - Federação dos Trabalhadores Rodoviários do Estado de Mato Grosso e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Terrestre de Rondonópolis e Região – STTRR o Sr. Luiz Gonçalves da Costa e o Sr. Reginaldo.
III - DOS LOCAIS INEPECIONADOS
III. 1 – DO PÁTIO
Local com aproximadamente 81.000m² com capacidade total aproximado de 220 caminhões, o pátio esta todo asfaltado, com boa iluminação, com bancos de cimento e lixeiras espalhadas ao redor do pátio, bem sinalizado e separado por setores de diversos segmentos (caminhões de soja, farelo, tanque, caminhões com produtos químicos dentre outros), o pátio este bem organizado e limpo. Existe ainda um sistema de contenção no local onde ficam os caminhões com produtos químicos, onde as obras já estão em fase de acabamentos.
Segundo o colaborador da empresa em média a espera para descarregar os caminhões de soja é de 01hs à 02hs, já para descarregar o fertilizante chega a uma média de 03hs à 04hs. No carregamento a média é de aproximadamente 01hs à 02hs.
Existe uma marcação de horário, assim que o motorista adentra no pátio da empresa e assim que o motorista estaciona o caminhão ele se dirige para a balança onde marca a vez para carga ou descarga e no período noturno a empresa esta utilizando o sistema de Pager, quando chega a vez de carregar ou descarregar o motorista é chamado.
III. 2 – DAS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS
De acordo com a NR 24.1.1 denomina-se, para fins de aplicação da presente NR, a expressão:
a) aparelho sanitário: o equipamento ou as peças destinadas ao uso de água para fins higiênicos ou a receber águas servidas (banheira, mictório, bebedouro, lavatório, vaso sanitário e outros);
b) gabinete sanitário: também denominado de latrina, retrete, patente, sentina, privada, WC, o local destinado a fins higiênicos e dejeções;
c) banheiro: o conjunto de peças ou equipamentos que compõem determinada unidade
...