MEMORIAL
Tese: MEMORIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaimad • 12/4/2014 • Tese • 358 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
MEMORIAL
Conceição do Coité
2014
MEMORIAL
Memorial apresentado como requisito parcial do Módulo I: Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Do Curso de Progestão.
Conceição do Coité
2014
Memorial
Módulo I: Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
Gracimeire Cardoso de Oliveira
A escola tem uma função social que ao longo da história vem sendo discutida e se tornando cada vez mais abrangente, uma vez que não é um espaço apenas de transmissão de conhecimentos como se pensava no passado. Hoje são várias as possibilidades que definem o papel da escola no mundo contemporâneo. Sabe-se que a partir do século XX é que o acesso à escola começou a ampliar-se, no entanto grande parte da população ainda permanece fora da escola, diversas políticas e programas tem sido desenvolvido nos últimos anos para superar o abandono e garantir a permanência das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos de idade.
A constituição e a LDB norteia a escola quanto a sua função social abordando “o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. E deixa claro que é através da gestão democrática que a função da escola deve ser exercida.
Sabendo que a sociedade vem se transformando e os avanços tecnológicos vêm surgindo a cada dia, é necessário repensar a escola, redefinir o papel de todos os envolvidos no processo educativo e inserir as mídias digitais de forma significativa a fim de atrair estudantes.
A escola deve funcionar através da gestão participativa, garantindo assim o “pleno desenvolvimento” dos que estão inseridos no ambiente escolar. Muito se discute hoje quanto à relação escola e comunidade, entretanto percebe-se que há uma grande necessidade da escola ir em busca da comunidade local a fim de inseri-la na escola pensando em melhores condições de trabalho, pois como dizia Raul Seixas “Sonho que se sonha junto é realidade”.
No entanto, assim como construímos a nossa identidade e fortalecemos através dos laços que temos na escola, certamente a escola também pode construir com a cultura local e, juntos transformar realidades, em busca do tão sonhado ensino de qualidade para todos.
...