MODELAGEM DA ESTRUTURA; CAPACITAÇÃO E/OU DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAS (NÍVEIS - OPERACIONAL, MÉDIO E ESTRATÉGICO)
Artigo: MODELAGEM DA ESTRUTURA; CAPACITAÇÃO E/OU DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAS (NÍVEIS - OPERACIONAL, MÉDIO E ESTRATÉGICO). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elaine230682 • 4/11/2014 • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 429 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar melhorias para a empresa Hoterdan - Hipermercado, pois a mesma vem enfrentando dificuldades em relação a sua estrutura organizacional e capacitação de pessoas.
A justificativa é apresentar ao longo do trabalho, os conceitos da administração, bem como a importância de se planejar, executar, dirigir e controlar, mantendo profissionais capacitados para executar atividades de nível estratégico, tático e operacional.
É de fundamental importância para empresa manter o controle sobre todas as atividades, para que as decisões sejam tomadas com seriedade.
A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas realizadas em sites, livros e no desafio profissional fornecido pelos docentes, onde foi possível extrair várias informações, sendo estas distribuídas em diversos tópicos.
2. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Administrar significa gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Nos dias de hoje, a administração revela-se como uma área do conhecimento repleta de complexidade e desafio, pois em função dos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos e planeja sua aplicação.
Segundo Chiavenato (2003) todas as atividades relacionadas à produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações.
A forma como as organizações são administradas é que vai determinar se conseguirão utilizar eficazmente os seus recursos para atingir os objetivos propostos.
Segundo o relatório da consultoria administrativa, contratada pelo Hoterdan - Hipermercado, a organização não possui uma estrutura organizacional definida, possui ótimas vendas, mas altos custos, não possui uma divisão definida sobre os níveis hierárquicos da organização, o foco está em atividades de nível operacional, não havendo tempo para tomada de decisão de nível estratégico e as atividades básicas de planejamento, execução, direção e controle, não são executados com eficácia.
A seguir iremos apresentar a proposta de uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa, um plano de capacitação e desenvolvimento para os diretores e gerentes e um programa de capacitação/ desenvolvimento e motivação para o pessoal operacional.
3. TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A teoria Neoclássica (também conhecida como Operacional) surgiu devido à necessidade de “evoluir” a Teoria Clássica, reafirmando os seus princípios: planejar, organizar, dirigir e controlar, em que o administrador coloca em prática todo o seu conhecimento.
Algumas de suas características são: a ênfase na prática administrativa, ênfase nos resultados e objetivos (ter foco e atingir metas), a descentralização, bem como as vantagens e desvantagens que a centralização proporciona.
Para os neoclássicos, os objetivos determinados pela organização fazem parte de uma hierarquia, na qual alguns deles são mais importantes e predominam sobre os demais. Esses objetivos ocorrem em três níveis: o estratégico, o tático e o operacional, sendo que são definidos através do planejamento.
A teoria Neoclássica aborda o conceito de organização formal, podendo esta ser estruturada por meio de três tipos: linear, funcional, e linha staff, além de possuírem três tipos de autoridade (linha, funcional e acessória), de sistemas (autoridade, responsabilidade e comunicação) e poder ser organizada em departamentos específicos (por função, produto, região, cliente, projeto e processo).
4. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicação e decisões das unidades organizacionais de uma empresa (Oliveira, 2004). É a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
A estrutura formal é aquela representada pelo organograma, em que todas as relações são formais, existindo ênfase em posições em termos de responsabilidade e autoridade.
Essa estrutura se subdivide da seguinte forma:
• Funcional: estruturada por função da empresa, por departamento;
• Territorial: usada quando a empresa tem atividade em várias regiões;
• Produtos: usada quando a empresa possui várias linhas de produtos;
• Clientes: usada por tipo de cliente;
• Processos: usada quando há muitas etapas de um processo, em uma indústria, com vários setores;
• Projetos: aloca recursos e pessoas temporariamente;
• Matricial: os colaboradores trabalham sobre o comando de duas ou mais gerencias simultaneamente;
• Mista: mistura vários tipos de estrutura formal para se adaptar as atividades da empresa.
Já a estrutura informal é o relacionamento entre as pessoas, que se desenvolvem espontaneamente, que ocorrem fora do organograma.
A estrutura organizacional também se subdivide em sistemas, que são: sistema de responsabilidade, autoridade e comunicação.
Não existe um modelo de estrutura organizacional que todas as empresas possam seguir, não existe uma estrutura perfeita, existe aquela mais adequada às atividades e estratégias da organização.
Para a Hoterdan - Hipermercado o ideal é manter uma estrutura organizacional funcional, em que as atividades são divididas por departamento, mantendo as relações interpessoais que a estrutura informal permite, pois desta forma há o desenvolvimento de canais de comunicação.
4.1 ORGANOGRAMA ATUAL DO HOTERDAN - HIPERMERCADO
...