MOTIVAÇAO
Seminário: MOTIVAÇAO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: talitagavasso • 15/10/2013 • Seminário • 395 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Motivação é o intuito momentâneo que leva o indivíduo a busca de um objetivo. Essa orientação influencia no comportamento de cada individuo, somando opiniões totalmente opostas, como: desejo, coragem, escolhas, decisões, realizações, expectativas.
Podemos estudar motivação através de duas visões diferentes, incentivo e atração. Analisar motivação como incentivo, significa agir por impulso, por pressão, exemplo disso eh a fome, a necessidade de se alimentar produz fome, e seguidamente gera o impulso de comer!
Consideráveis teorias da motivaçãocomo de Freud e de Hull consistem nesse entendimento e de ela esclarecer muitos fatos do comportamento, exemplo disso é de que quando se está com fome, à pessoa não escolhe entre oque comer, mas sim em sanar a fome, ou seja, age realmente pelo impulso de satisfazer a fome.
Sendo assim aprendemos que a motivação é estimulada por forças interiores, que geram reações automáticas, ou seja, vontade de realizar algo.
Vergara (2009, p.42) diz que a motivação “[...] é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa. [...] Ninguém motiva ninguém. [...] Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação. [...]”.
Já no caso de atração, podemos utilizar o exemplo da aprendizagem, onde a pessoa não se satisfaz no mesmo momento, não age pelo impulso de aprender, mas sim pelo resultado futuro da aprendizagem, que lhe trará bons resultados, assim conclui-se que a força que atrai a pessoa a estudar é a atração.
As maiorias dos estudos científicos explicam o domínio da motivação como atração!
Escolhas pessoais também são levadas em consideração, pois cada pessoa vê o objetivo de uma maneira mais atrativa ou menos.
Pessoas buscam o mesmo objetivo com razões diferentes, algumas por desempenho, influência, poder e etc.
Sendo assim podemos então afirmar que como as pessoas são diferentes, no que se refere à motivação: as necessidades variam de pessoa para pessoa, devido a diferentes comportamentos, valores sociais, e objetivos!
Segundo Abraham Maslow (1909-1970) “para motivar uma pessoa você deve identificar qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e suprir esta necessidades antes de pensar em outras em categorias mais altas.”.
Seguindo uma pirâmide de categorias:
Necessidades Fisiológicas: principais prioridades do ser humano.
Necessidade de segurança: estabilidade basica que o ser humano anseia.
Necessidade social: amizades, aceitação social.
Necessidade de status e estima: ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada.
Necessidades de auto realização: superar objetivos, saber que o melhor está sendo feito, atingir seus potenciais.
...