MOVIMENTO PARABÓLICO
Dissertações: MOVIMENTO PARABÓLICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Karynakfs • 18/10/2014 • 305 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
Pode-se notar o movimento parabólico em diversas situações cotidianas. Tais situações podem ser observadas em um simples movimento oblíquo com, por exemplo, quando um jogador de futebol chuta uma bola formando um ângulo com a horizontal, em que se desprezando a resistência do ar e considerando que a única força que atua sobre o objeto é a força peso, o objeto descreve uma trajetória parabólica.
O movimento parabólico consiste em um movimento bidimensional, uma vez que é caracterizado por dois movimentos simultâneos e perpendiculares entre si: um na direção horizontal e o outro na direção vertical, sendo eles respectivamente, o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo uniformemente acelerado. Cada um dos movimentos componentes se realiza como se o outro não existisse, ou seja, os movimentos realizados na direção horizontal e vertical são independentes, isto é, um não afeta o outro.
Como já foi citado, a única força que atua sobre o objeto é a força peso, também chamada de força gravitacional. Esta força atua na vertical no sentido de cima para baixo, desta maneira a aceleração que atua no movimento é a aceleração da gravidade, a qual é considerada constante.
Isto explica o fato de o movimento da direção vertical ser uniformemente acelerado. Como na direção horizontal não há força atuando sobre o corpo, este não estará sujeito a aceleração nessa direção, com isso, a velocidade horizontal do corpo se mantém constante, e assim o movimento na direção horizontal será uniforme.
Para determinar a velocidade inicial vo, foi utilizado o Princípio da Conservação da Energia Mecânica E.
Logo, a velocidade ao sair da rampa é dada por:
A velocidade de lançamento pode ser decomposta em duas componentes, em x e em y.
Para um ângulo de lançamento 1 = 0
Para um ângulo de lançamento
Ao sair da rampa a esfera executa um movimento parabólico, onde em
...