MOVIMENTO UNIFORME
Projeto de pesquisa: MOVIMENTO UNIFORME. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: demilsoncba • 23/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 379 Visualizações
Comprimento – A primeira tentativa de padronização foi feito pela academia de ciências de paris, em 1790 com a instituição do metro (m), derivada da palavra grega métron, que significa “medida” como unidade de medida padrão para comprimento.
Dentro da racionalidade da época, o metro foi definido como a décima distância milionésima parte (1/10.000.000) da distância, ao longo da superfície da terra, entre o equador terrestre e o polo norte, reproduzindo-se então esse comprimento em uma barra de platina.
Essa definição do metro teve de passar por várias alterações ao longo do tempo em decorrência dos avanços tecnológicos e da consequente necessidade de estabelecer um padrão de forma mais precisa.
Em 1983, durante a XVII conferencia geral de pessoas e medidas, o metro foi definido com maior precisão, tomando-se como base a velocidade da luz no vácuo. O metro é atualmente definido como a distância percorrida pela luz, no vácuo durante o intervalo de tempo de (1/299.792.458s).
Massa – o padrão de medida para a massa foi estabelecido inicialmente em função de um volume de água. Assim, o quilômetro(kg), correspondia à massa e água, sobe certas condições de temperatura e pressão contida em um cubo cujas arestas mediam 1/10 da unidade de comprimento, ou seja, 0,1m. Em 1901 definiu-se o quilograma padrão como massa de um cilindro feito de uma liga de platina e irídio, com 3,9cm de altura, mantido no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, em Séires, na França. Réplicas idênticas desse cilindro são montidas em diversos laboratórios espalhados pelo mundo.
Se por um lado, os padrões de medida de tmpo e comprimento podem ser produzidos com altíssima pressão (uma parte em 10¹²), por outro lado, o de massa pode ser reproduzido apenas com uma pressão de uma parte em 〖10〗^9 ou 〖10〗^8. Por esse motivo o padrão de massa deixa muito a desejar e o ideal seria encontrar um padrão atômico ou natural para definir a unidade de massa.
Apesar de sabermos que átomos de um mesmo tempo tem a mesma massa, ninguém ainda sabe como contar átomos com a precisão requerida, assim por enquanto temos de nos contentar com um padrão.
MOVIMENTO UNIFORME (MU)
O movimento uniforme (UM) é aquele no qual o móvel sofre iguais intervalos de tempo. Assim, no movimento uniforme, a velocidade escalar média é a mesma em qualquer intervalo de tempo e, portanto, é igual a velocidade escalar em qualquer instante.
Suponha que você esteja dirigindo um carro de tal forma que o ponteiro do velocímetro fique sempre na mesma posição, por exemplo, 50km/h no decorrer do tempo.
Nessa condição você irá percorrer 50km a cada hora, isto é, se em 1 hora você percorrer 50km, em 2 horas percorrerá 100km, e assim por diante.
Ou seja, você percorrerá distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
Para que isso ocorra, a velocidade escalar instantânea deve ser igual à velocidade escalar média em qualquer intervalo de tempo.
Exemplos: uma gota d´água descendo por um tubo cheio de óleo, um ciclista em velocidade constante, a subida ou descida de uma escada rolante, etc...
O estudo da cinemática restringe-se à escolha de um referencial e ao registro, em termos matemáticos, das sucessivas posições ocupadas por um corpo no decorrer do tempo.
Portanto, partindo da posição atual do corpo, num determinado referencial, pode-se determinar a sua posição futura no mesmo referencial.
Assim, dados o aqui e o agora do corpo-posição e instante iniciais-para um dado observador, podemos prever o ali e o depois do corpo em relação ao mesmo observador.
2.1 MOVIMENTO RETILÍNEO
O movimento é chamado de retilíneo, quando ele se dar ao longo de uma reta em relação em um sistema de referencia ou seja, quando sua trajetória é uma reta.
EX: Um automóvel que desloca em uma estrada retilínea com velocidade constante, está animado de um tipo particular de movimento retilíneo (movimento uniforme).
2.3 POSIÇÃO E DESLOCAMENTO
POSIÇÃO- Para definirmos a posição ou localização de um móvel devemos arbitrar um ponto 0 em uma reta ou curva, ao qual definimos como origem dos espaços, e orientá-la em um dado sentido.
Figura 01
Porém devemos saber
...