MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
Artigo: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Babibross • 23/9/2014 • 699 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
INTRODUÇÃO
A seguir conheceremos um pouco mais sobre a importância e o papel real dos movimentos sociais em parceria com a Educação, nas lutas pela construção de uma nova sociedade que quebre as barreiras da ignorância e, que obriguem o governo a se posicionar diante de suas reivindicações.
Movimentos sociais e educação.
MOVIMENTOS SOCIAIS
O termo "movimentos sociais" surgiu a partir de uma leitura da emergência do mundo urbano-industrial. No Brasil, este termo tem sido usado sob várias denominações, quer seja para designar qualquer ação coletiva de forma ampla, ou mesmo para designar estritamente mobilizações reivindicativas da sociedade civil. Quando se fala de movimentos sociais podemos afirmar que há uma luta por uma sociedade mais justa e com direitos iguais á uma vida e um trabalho mais digno. E as reivindicações têm como objetivo exigir um posicionamento dos governos.
Os movimentos sociais acontecem com a união de pessoas que se dispõem a contribuir com uma sociedade em busca de solução para um determinado problema, com objetivo de proporcionar ação onde todos estarão envolvidos para melhoria do próximo. Esse movimento vem abrindo espaço para uma sociedade onde a maioria tem dificuldade para se incorporar no meio do comum, esses movimentos possui características educativas, devido a necessidade do grupo que forma esses movimentos, porem, o processo educativo é construído por meio de experiências e do conhecimento da sociedade.
Os movimentos sociais visam à conquista, para isso é preciso organização e contribuição dos indivíduos que estão envolvidos com proposta de buscarem resultados que possam permanecer na cultura dos cidadãos. Os movimentos sociais tem uma importância única para a sociedade, devido às relações que ocorrem entre os indivíduos participantes e a luta por objetivos comuns, visando assim a conquista de seus deveres. Dessa forma, ocorre a formação da mentalidade coletiva e a consciência de cidadania dos indivíduos que participam dos movimentos sociais.
MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
No Brasil os conflitos antes eram na área rural onde os agricultores lutavam por um espaço rural e já área urbana reivindicam por questões: como educação, saúde, moradia entre outras questões.
No final do século XIX, e início do século XX, era muito mais comum a existência de movimentos voltados ao meio rural, assim como movimentos que lutavam pela conquista do poder político. Em meados de 1950, os movimentos nos espaços rurais e urbanos adquiriram popularidade através da realização de manifestações em espaços públicos como rodovias, praças... Mesmo diante da forte repressão policial, que ocorreu nos anos 1960 e 1970, os movimentos não se calaram, reivindicavam educação, moradia, e lutavam pelo voto direto. Em 1980 destacaram-se as manifestações sociais conhecidas como "Diretas Já". E em 1990, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos, tais como os movimentos sindicais de professores.
...