MRP Planejamento E Controle Da Produção
Ensaios: MRP Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 19832003 • 26/4/2014 • 439 Palavras (2 Páginas) • 551 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas das ferramentas utilizadas no planejamento e controle da produção nas organizações.
Na busca de atingir melhores índices de lucratividade, as empresas procuram reduzir ao máximo todos os custos operacionais, tendo como objetivo trabalhar com a máxima capacidade produtiva. Para que sejam atingidos melhores resultados em produtividade e competitividade, torna-se extremamente importante um planejamento adequado e voltado para as capacidades da produção. Tanto em casos de excesso como também em situações de capacidade produtiva insuficiente, os custos extras e indesejáveis acabam aparecendo, gerando assim várias desvantagens
1. Planejamento e Controle da produção – PCP.
O planejamento e controle da produção é o departamento que tem a função de administrar os processos produtivos da empresa, utilizando de diversas ferramentas que auxiliam na concretização dos objetivos da organização. O PCP trabalha com o princípio de definição do objetivo e o princípio da flexibilidade do planejamento, decidindo a melhor forma de aplicar os e recursos da produção, asseverando assim a realização do que foi previsto no tempo e quantidade certa.
Para Zacarelli (1979) denomina o PCP como Programação e Controle da Produção, definindo-o como “... um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa”
1.1 Conceitos de Planejamento Mestre da Produção.
O Programa Mestre de Produção (PMP), – é um documento que diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período. Geralmente este período cobre algumas poucas semanas, podendo chegar de seis meses a um ano.
É um programa gerado a partir da desagregação do planejamento agregado de produção, ou seja, significa que o plano agregado de uma dada família de produtos é transformado em um PMP para cada um dos itens que compõe esta família.
Russomano (2000) explica que o “PMP é uma determinação do programa de produção dos vários produtos que a empresa fabrica. Comenta também que pelo PMP é representado o que está planejado para produzir, expresso em quantidades e datas de modelos específicos”
Slack (1999) apresenta o PMP “como sendo um documento que contém a quantidade dos produtos e os momentos em que eles devem ser produzidos. Referente aos objetivos do plano”
O PMP guiará as ações de produtivas em um horizonte de tempo de normalmente 6 a 12 meses com base semanal, considerando os pedidos existentes.
Na manufatura, o PMP possui claramente definido a quantidade e o momento em que os produtos deverão ser produzidos, direcionando toda operação em termos do que é montado, manufaturado e comprado
O PMP também pode ser utilizado em empresas de serviços. Pois através dele é possível visualizar o que estar planejado e direcionar a quantidade de materiais necessários para tais atividades.
...