Manual De Redação Da Presidência Da República
Por: Bruna Maisa • 27/6/2023 • Artigo • 278 Palavras (2 Páginas) • 40 Visualizações
MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
A redação oficial é uma maneira de padronizar cartas oficiais e atos normativos, impondo certos parâmetros de linguagem e escrita, com a função de tornar a comunicação clara e objetiva, de modo que possa ser entendida por todos, independente do dialeto do local em que se encontram, uma vez que a linguagem formal é bem compreendida e não deixa margem para interpretações equivocadas.
Ao escrever uma correspondência formal, se faz necessário atender alguns atributos fundamentais da redação oficial, dos quais serão descritos a seguir:
Clareza e precisão: o texto deve permitir compreensão imediata pelo leitor, não deve jamais ser obscuro de modo a dificultar o entendimento do destinatário.
Objetividade: ser objetivo é ir direto ao assunto que se deseja tratar, sem redundâncias ou informações desnecessárias que não fazem ligação com o tópico principal.
Concisão: o texto conciso é aquele que consegue expressar tudo que é necessário sem muitas palavras, eliminando detalhes irrelevantes e comentários supérfluos.
Coesão e coerência: tal atributo é de extrema importância para que o texto seja compreendido, as ideias e argumentos precisam ser organizados de maneira que façam ligação e tenham sentido, os parágrafos devem dar continuidade uns aos outros.
Impessoalidade: A redação oficial é de interesse exclusivamente público e deve ser escrita de forma imparcial, excluindo opiniões particulares. Este texto não deve tratar de assuntos e interesses pessoais.
Formalidade e padronização: A carta deve utilizar linguagem formal e respeitar os padrões de escrita. Também deve empregar corretamente os pronomes de tratamento ao se dirigir a autoridades.
Mediante o exposto, entende-se a importância da padronização de comunicações oficiais e das normas a serem seguidas para o seu desenvolvimento.
...