Manual Gestão De Pessoas
Artigos Científicos: Manual Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinebratz • 12/5/2014 • 4.146 Palavras (17 Páginas) • 318 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho conheceremos a Gestão de Pessoas de uma indústria na serra gaúcha. Sua importância, procedimentos e razões.
Tamanha a importância afinal, ao longo do processo de crescimento e desenvolvimento, as empresas, estão naturalmente criando e aprimorando conhecimentos e experiências para responder ao novo cenário do mundo globalizado, sempre em busca da competitividade. Estas mudanças estão totalmente ligadas aos fatores fundamentais como a qualificação, a flexibilidade e a produtividade, introduzindo novas formas de gestão de recursos humanos, procurando reformular seu relacionamento com a força de trabalho, objetivando melhorias contínuas de produção e visando atrair os trabalhadores à coparticipação dos desafios competitivos atuais.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa citada nesse trabalho, trata-se de uma indústria que atua no ramo metal mecânico e tem aproximadamente 2000 funcionários. Com a matriz localizada na Serra Gaúcha, Caxias do Sul e unidades em Farroupilha e São Paulo.
Existe toda a estrutura e práticas de Gestão de Pessoas formada e a equipe trabalha dentro da empresa, havendo apenas alguns serviços terceirizados.
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Tendo suas diretrizes assim determinadas:
VISÃO
Ser reconhecida pela excelência em soluções para movimentação e transporte.
MISSÃO
Oferecer soluções para movimentação e transporte, com geração de valor para todos os envolvidos no negócio.
NEGÓCIO
Soluções para movimentação e transporte.
VALORES
- Cliente como sustentação do negócio;
- Lucro para perpetuação da empresa;
- Ética e transparência nas relações;
- Ser humano valorizado e desenvolvido;
- Qualidade e melhoria contínua;
- Inovação antecipando soluções;
- Sustentabilidade com ações responsáveis.
Conheceremos, então, um pouco da estrutura de Gestão de Pessoas dessa Indústria.
2.2 RECRUTAMENTO.
Considerada uma das mais importantes dentro das organizações, pois é através dela que começam todos os processos para que um novo funcionário seja inserido ao trabalho ou a um novo cargo. É responsabilidade de essa área planejar e implantar mecanismos para garantir o processo de contratar novos talentos necessários para o preenchimento de vagas.
Recrutamento é um conjunto de técnicas e vários procedimentos que visam atrair os candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos que estão disponíveis dentro de uma organização, conforme o perfil solicitado.
A empresa em questão faz um planejamento, todo o final de ano, é realizado BUDGET (orçamento empresarial) entre os gestores da empresa, junto com outros orçamentos entra a provisão de aumento de quadro funcional e com isso determinam-se os recrutamentos dentro do próximo ano.
Ao surgir à oportunidade, a empresa opta primeiramente, pelo recrutamento interno, a fim de valorizar e aproveitar talentos da empresa, já inseridos na cultura e clima. Não tendo êxito nesse recurso, busca-se fora da empresa, com pré-requisitos já estabelecidos conforme as vagas.
O Recrutamento externo é feito através de agências de empregos, anúncios em jornais locais, site da empresa, Linkedin e outras redes sociais, entre outros.
2.3 SELEÇÃO DE PESSOAS.
Efetuadas as triagens de currículos e candidatos que fecham o perfil da vaga, inicia-se a seleção de pessoas. Nela são efetuados entrevistas individuais, dinâmicas em grupo, avaliações psicológicas e testes, tudo conforme a vaga demanda, ou seja, são direcionados os passos conforme a necessidade de cada perfil selecionado.
Finalizando o processo seletivo, envolve-se a liderança, a qual irá trabalhar com o novo colaborador, avaliando o candidato e após esses processos são fechadas as vagas e o perfil mais adequado.
2.4 DESCRIÇÃO DE CARGOS.
Um dos pontos mais importantes para uma boa e adequada gestão de Recursos Humanos é a existência de um Plano de Cargos e Salários, consistente e voltado para a dinâmica, estratégia e eficiência dos negócios da Organização.
Cargos e Salários devem ser estruturados a partir do equilíbrio interno e externo, deve ainda, estar apoiado numa política e critérios claros de administração. de modo a permitir, uma captação e retenção de mão-de-obra e, ainda, na melhoria do clima organizacional, levando os ganhos de produtividade.
Um bom Plano deve atingir políticas salariais justas e competitivas de mercado e alguns fatores internos, determinando estruturas salariais capazes de reter seus talentos e descobrir novos.
É muito importante criar o Plano também para ver efetivamente à estrutura organizacional da empresa, sinalizando a evolução desejada de cada colaborador e definir claramente as responsabilidades básicas de cada cargo.
Para que se faça um Plano de Cargos e Salários com sucesso na fase inicial deverá ser coletada todas as informações que permitam um conhecimento genérico da organização, políticas, procedimentos e níveis de remuneração atualmente praticados; aspectos estratégicos, administrativos, objetivo negocial, mercado concorrente e tudo mais que cerca a empresa no que tange ao relacionamento com sua mão-de-obra. Todas estas informações têm um caráter de extrema importância para o melhor entendimento da cultura da empresa, fundamentais para o sucesso do projeto.
A divulgação do projeto é extremamente importante para dar conhecimento a todos os níveis e colaboradores da organização acerca dos objetivos e metodologia a serem empregados, bem como o de buscar uma postura participativa e o comprometimento de todos, estabelecendo um canal de comunicação único e transparente, minimizando expectativas geralmente criadas por falta ou omissão de informações.
A estrutura hierárquica da empresa é composta
...