Manutenção Preventiva
Monografias: Manutenção Preventiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natycris • 5/11/2013 • 412 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Com a intensa concorrência, os prazos de entrega dos produtos e a exigência por qualidade passaram a ser relevante para todas as empresas. Por isso, a área de manutenção tem apresentado mudanças significativas nos últimos anos, e essas mudanças podem ser vistas no número e na variedade das instalações produtivas, com projetos cada vez mais complexos, com exigências de conhecimento técnico em níveis cada vez maiores, o que demanda uma atualização constante dos profissionais da área de manutenção.
Com isso, surgiu a motivação para se prevenir contra falhas de máquinas e equipamentos. Através da manutenção sistêmica é possível antecipar-se e evitar falhas que poderiam ocasionar paradas imprevistas dos equipamentos produtivas. Da mesma forma, é possível se detectar uma situação onde haja expectativa de falha e programar-se para uma intervenção em oportunidade mais apropriada, sem prejudicar os compromissos de produção assumidos.
Por este motivo a área de manutenção, cada vez mais passa a ser considerada estratégica para os resultados dos negócios das empresas.
2. Definições
2.1 Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é adotada dentro do conceito de se evitar falhas, ela é uma ação planejada e sistemática de tarefas de prevenção.
A sua ação é constante e envolve programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros, para fazer com que sejam evitadas possíveis falhas ou quebra das máquinas/equipamentos e fazer com que eles apresentem um melhor desempenho, conseguindo-se alcançar uma maior vida útil no seu processo de produção. E ela pode ser realizada de duas maneiras (Periódica e Sob condição).
• Periódica: realizar intervenções em intervalos predeterminados, com a função de reduzir a probabilidade de quebra ou falha;
• Sob condição: com base em técnicas de análise, visando o monitoramento e a redução de possíveis problemas.
2.2 Manutenção Preditiva
É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo.
A manutenção preditiva trata-se da manutenção voltada ao planejamento, baseada na observação de alterações em parâmetros de condição ou desempenho, que tem a função de indicar a ocorrência da falha e sua evolução.
Sua aplicação é crescente em função do aumento do conhecimento tecnológico dos equipamentos, permitindo a avaliação confiável das instalações e sistemas operacionais em funcionamento. A manutenção preditiva prediz as condições dos equipamentos, e quando é acionada, são aplicados os procedimentos da manutenção corretiva programada.
As condições básicas para se adotar a manutenção preditiva são:
. Existência de conhecimento suficiente do equipamento, sistema ou instalação que permita determinar que parâmetros as serem monitorados.
. Criação de um programa de acompanhamento para analise e diagnóstico.
...