Mapa De Riscos E Rotas De Fuga
Monografias: Mapa De Riscos E Rotas De Fuga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deboha.p.m • 29/5/2014 • 653 Palavras (3 Páginas) • 2.718 Visualizações
Mapa de Riscos:
O mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos por meios de círculos de diferentes cores e tamanhos, permitindo fácil elaboração e visualização. No mapa de riscos, círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
As Etapas de elaboração do Mapa de riscos são estabelecidas pela a Portaria nº 25 de 29/12/1994, anexo IV da NR 05, Sendo por atribuição da Cipa elaborar ouvindo os trabalhadores de todos os setores da empresa com colaboração do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), quando houver, o mapa de riscos devendo o mesmo ser refeito a cada gestão de Cipa. É considerada indispensável, portanto, a participação dos colaboradores para a elaboração do Mapa de riscos. A Elaboração do Mapa de Riscos deverá ser feita sobre uma Planta baixa ou em forma de Croqui.
Planta Baixa: É uma representação gráfica de uma construção, onde cada ambiente é visto de cima. Plantas baixas incluem, ainda, detalhes de componentes que está incluído em cada setor. (caso não exista planta baixa do local o técnico de segurança do trabalho deve desenvolver um croqui para que o Mapa de riscos e as Rotas de Fuga sejam devidamente sinalizados).
Croquis: (Esboço ou Rascunho), pois, não exige grande precisão, refinamento gráfico. O que costuma ser mais importante nos croquis é o registro gráfico de uma ideia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada.
Mapa de Riscos tem como objetivos: (Portaria 29/12/1994).
a) reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação da segurança e saúde no trabalho na empresa.
b) possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.
Benefícios:
Identificação prévia dos riscos aos quais os colaboradores poderão estar expostos.
Estimula a cultura prevencionista na empresa conscientizando os colaboradores quantos ao uso adequado das medidas e dos equipamentos de proteção coletiva e individual.
Ajuda na prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais.
Etapas de Elaboração:
a) conhecer o processo de trabalho no local analisado:
- os trabalhadores: número, sexo, idade, treinamento de profissionais e de segurança e saúde;
- os instrumentos e materiais de trabalho;
- as atividades exercidas;
- o ambiente.
b) identificar os agentes de riscos existentes no local analisado, conforme a classificação da tabela I;
c) identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia:
- medidas de proteção coletiva;
- medidas
...