Mapeamento Das Arvores Da Cidade De Piacatu-S.P
Trabalho Universitário: Mapeamento Das Arvores Da Cidade De Piacatu-S.P. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafabrigatti2014 • 12/4/2014 • 5.312 Palavras (22 Páginas) • 328 Visualizações
1. Introdução
Já faz algum tempo que o ser humano vem trocando a vida de trabalhador rural, pela competitiva vida urbana, seja pela desvalorização de seu trabalho, ou pela esperança de uma vida melhor. As cidades foram crescendo, na maioria das vezes de forma muito rápida e desordenada, sem um planejamento adequado de ocupação, provocando vários problemas que interferem sobremaneira na qualidade de vida do homem que vive na cidade.
Atualmente, a maioria da população humana vive no meio urbano necessitando, cada vez mais de condições que possam melhorar a convivência dentro de um ambiente muitas vezes adverso.
O surgimento da luz elétrica e a expansão da oferta dos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e telecomunicações trouxeram para as cidades um complexo sistema de cabos, galerias e dutos que tomam conta do ar e do subsolo. A rede aérea de energia passou a interferir de forma decisiva no plano de arborização da cidade. Nessa intensa mudança do ambiente urbano, houve a perda dos jardins privados e a impermeabilização do solo e o patrimônio das áreas verdes das cidades ficaram cada vez mais restritos à arborização de ruas, praças, parques e maciços florestais.
Pode-se acrescentar a compactação e baixa fertilidade do solo resultantes dos processos de movimentação de terra para urbanização de loteamentos. De maneira semelhante, o processo de evolução da ocupação e uso do solo urbano, especificado no parágrafo anterior, ocorreu na grande maioria das cidades brasileiras. A vegetação, pelos vários benefícios que pode proporcionar ao meio urbano, tem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o ser humano e a natureza natural, garantindo melhor qualidade de vida.
As primeiras ruas a serem arborizadas com plantio de árvores foram as de Paris, no ano de 1660, com os objetivos de embelezar a cidade e proteger os movimentos militares, além de servirem como material para barricadas. Desde essa época, então, as árvores têm sido utilizadas em todas as cidades (TAKAHASHI, 1992).
A existência de áreas verdes junto aos centros urbanos, tais como parques, praças, largos e ruas arborizadas proporcionam uma sensação de bem estar aos usuários destes espaços. As plantas utilizadas no paisagismo urbano, tão importantes na caracterização ambiental destas áreas, promovem inúmeros benefícios estéticos e funcionais ao homem e estão muito além dos seus custos de implantação e manejo. A dimensão destes benefícios e seus custos são influenciados por fatores inerentes ao projeto de cada área, tais como as espécies utilizadas, suas características morfológicas, o espaçamento e o arranjo entre plantas, assim como, o conforto, a segurança e considerações ambientais também envolvidos nos projetos.
Alguns dos efeitos causados pela vegetação no meio urbano estão relacionados com a melhoria da qualidade do ar e do conforto térmico. A qualidade do ar é melhorada através da interceptação de partículas e absorção de gases poluentes pelas plantas, enquanto que a redução da temperatura ocorre pela absorção de calor no processo de transpiração e redução da radiação e reflexão dos raios solares. As superfícies pavimentadas agem como fontes de calor, absorvendo energia radiante e liberando esta energia em forma de calor para as áreas próximas. O uso ordenado de plantas poderia resolver este problema, tornando o ambiente mais adequado a sua utilização e reduzindo o desperdício de energia.
Outros benefícios proporcionados pela presença planejada das plantas na paisagem urbana são a proteção contra os ventos e a redução da poluição sonora. O vento pode ser agradável, desconfortável ou até mesmo destruidor, dependendo da sua velocidade. As plantas modificam os ventos pela obstrução, condução ou filtragem do seu fluxo, assim, a vegetação quando arranjada adequadamente pode proteger uma construção da ação dos ventos ou direcionar a passagem destes por um determinado local. Em relação à poluição sonora, as plantas não são muito eficientes em reduzir os sons gerados nas atividades urbanas, no entanto, este efeito é possível quando houver uma massa vegetal considerável próxima à fonte sonora, ou seja, dependendo da situação a composição vegetal pode muito bem ser trabalhada com este propósito (PEDRON, 2002).
Planejar a arborização é indispensável para o desenvolvimento urbano, para não trazer prejuízos para o meio ambiente. Considerando que a arborização é fator determinante da salubridade ambiental, por ter influência direta sobre o bem estar do homem, em virtude dos múltiplos benefícios que proporciona ao meio, em que além de contribuir à estabilização climática, embeleza pelo variado colorido que exibe, fornece abrigo e alimento à fauna e proporciona sombra e lazer nas praças, parques e jardins, ruas e avenidas de nossas cidades.
É essencial o uso correto das plantas em arborização, uma vez que o uso indevido de espécimes poderá acarretar em uma série de prejuízos tanto para o usuário e Empresas prestadora de serviços de rede elétrica, telefonia e esgotos.
A arborização urbana vem merecendo uma atenção cada vez maior em função dos benefícios e até mesmo dos problemas que se apresentam em função da presença da árvore no contexto da cidade. O Desenho Urbano, ao estruturar a cidade e suas parcelas, maneja os componentes da paisagem construída e entre eles o elemento vegetal.
2. OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo principal o levantamento e análise da quantidade e qualidade, descriminando as espécies de árvores utilizadas na arborização de Piacatu. Partindo das necessidades encontradas de planejar uma arborização que se ajuste ao clima e ao espaço físico. Visando a importância de um plano de arborização que valorize o aspecto paisagístico ecológico com a utilização de espécies nativas e o plantio de árvores adequadas e compatíveis com as características físicas da cidade.
Objetivos Específicos:
1. Identificar e mapear a arborização urbana de ruas do município de Piacatu (SP);
2. Analisar
...