Mapeamento no modelo de gestão por competencias
Por: ingridmoura • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 437 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
Mapeamento no Modelo de Gestão por Competências
No mundo atual, em uma sociedade voltada para a informação e na “era digital”, o sucesso de uma organização está voltada para um desenvolvimento em que os processos sejam voltados a demanda por produtos e serviços de qualidade, seguidos de muita agilidade e de ideias inovadoras, onde o capital humano se torna uma estratégia de gestão imprescindível para qualquer organização.
De acordo com Chiavenato (1999), as organizações são compostas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões; e para as pessoas, as organizações representam o meio pelo qual elas podem alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Onde as organizações se veem na implantação de estratégias de planejamento voltadas ao conhecimento das competências e deficiências de seus colaboradores, tendo ações que promovam e estimulem o crescimento profissional de cada pessoa.
De acordo com Rodrigues (2006), a Gestão de Pessoas assume papel preponderante nesse processo, somente o ser humano consegue mobilizar, criar e transferir conhecimentos e competências que agreguem valor econômico às organizações; onde é fundamental a identificação, o desenvolvimento e a avaliação de seus talentos para o gerenciamento de pessoas em funções das competências, tornando-se facilitadores do desenvolvimento dos seus talentos e possuindo pessoas competentes e motivadas para se produzir mais, em menos tempo com mais qualidade.
Banco de Talentos – A estratégia empresarial para a Gestão de Pessoas
O investimento em gestão de pessoas e em gestão de desempenho é necessário dentro das empresas, pois o RH consegue treinar e desenvolver mais talentos do que contratar assim faz com que diminua a rotatividade de pessoas dentro na empresa assim também diminui os gastos com o recrutamento externo.
As pessoas sendo bem preparada ela consegue desenvolver qualquer função dentro de uma empresa assim gera lucros para a empresa, pois não irá gastar com recrutamento externo correndo o risco de não achar uma pessoa capacitada para poder desempenhar a função.
Para poder reter os talentos dentro da empresa é preciso ter um bom banco de talentos para isso é necessário que o RH faça uma avaliação de potencial de cada funcionário como: fazendo uma auto avaliação; uma auto avaliação de desempenho; observar os postos de trabalho; fazer testes específicos de mapeamento de potencial; entrevista com funcionários e avaliação presencial através de situação como teste simulado a realidade empresa.
A empresa pode usar o melhor método que desejar através dessas ações o RH consegue perceber o potencial de cada funcionário buscar soluções para aqueles potenciais mais baixos de cada funcionário assim fazendo com que todos seja um talento inserido em sua organização gerando assim uma grande competitividade em relação às outras empresas.
...