Marcas Da Retórica Na Publicidade
Dissertações: Marcas Da Retórica Na Publicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TainaraH • 19/10/2014 • 871 Palavras (4 Páginas) • 340 Visualizações
Marcas da retórica na publicidade
A retórica estuda a forma de aumentar a eficácia da comunicação persuasiva e a publicidade utiliza-se de certas técnicas retóricas, que são:
Técnicas para chamar a atenção e despertar o interesse
• NOVIDADE – Exploração da curiosidade (a antecâmara da inteligência).
• INFORMAÇÃO ÚTIL – Indicada para algo que seja inovador, ainda com necessidade de ser compreendido.
• HUMOR – O humor pode ser muito útil, porém algumas formas são controversas (uns acham graça, outros não).
• EMOÇÃO – Nostalgia, ternura, compaixão, amor, vaidade, orgulho, avareza, gula, medo, vergonha, culpa, são algumas das emoções as quais a publicidade recorre para se insinuar junto ao público.
• CHOQUE – É uma das retóricas mais usadas, talvez por ser tão fácil. Esta técnica pode estar associada ao mau gosto e grosseria. Chocar é eficaz para chamar a atenção, mas muito pouco para captá-la duradouramente. Usada de forma criteriosa, com propósitos justificados, é muito eficaz, por exemplo, para abalar as pessoas que não estão conscientes de um risco ou problema.
• SEXO – Ao contrário do que parece, a temática sexual é relativamente rara na publicidade e sua utilização é tímida se comparada com a utilizada pelo cinema e televisão. A publicidade é relativamente conservadora. É aceitável o apelo ao corpo, quando se trata de produtos de beleza ou vestuário.
• CELEBRIDADES - Quando surgem incluídas na publicidade, podem implicar níveis consideráveis de reconhecimento, sendo necessário que a personalidade tenha competência reconhecida pelo público ou ser relacionada à área em que se encaixa o produto (um atleta reconhecido em anúncio de produtos esportivos, por exemplo).
• CARTOONS – Atraem especialmente as crianças, sendo apropriadas para produtos voltados ao público infantil.
• SUSPENSE – Nesta técnica, o publicitário cria uma primeira imagem incompreensível com a função de despertar a curiosidade pela fase seguinte da campanha. Quando esta fianalmente ocorre, tem um imenso impacto.
Técnicas para facilitar a compreensão
• ANALOGIA – É o estabelecimento de uma equivalência entre duas coisas que, à primeira vista, não parecem ter qualquer relação. Pode introduzir ideia complexas, associadas a ideias simples, para comparar situações estranhas com situações conhecidas.
Anúncio de Dia das Mães com o tema sustentabilidade.
Analogia entre as mães e a “mãe natureza”.
• HISTÓRIA DRAMATIZADA – Usada com naturalidade é eficaz e pode relacionar o anúncio com a vida afetiva do consumidor.
• BI-SECÇÃO SIMBOLIZANTE – Consiste em exprimir a mensagem por intermédio de elementos diferentes, não relacionados, que adquirem um novo e surpreendente significado quando estão juntos.
• HIPERBOLIZAÇÃO SIMPÁTICA – É a figura do exagero, talvez a técnica de vendas mais antiga do mundo, muitas vezes usada em conjunto com o humor, devendo ter um conteúdo simpático para que não haja desconfiança inicial em relação à mensagem.
• CONCEITO OPOSTO – É a técnica da ironia para desarmar o público. Primeiro desvaloriza o produto e num segundo momento faz sobressair as suas virtudes essenciais. Diz ao consumidor o contrário do que deveria ser dito.
• REFERÊNCIA INESPERADA – Utilização de elementos verbais ou visuais com os quais o público está familiarizado, com a introdução de algo que desvia o seu sentido habitual. Provoca estranheza e favorece a memorização.
• RESERVA ESPETACULAR - É a exploração da pausa, dos elementos gráficos em vez do ruído. É uma técnica muito usada por marcas de prestígio.
• EXPRESSÃO CONTRA A CORRENTE - Se a maioria da publicidade tem banda sonora, faz-se um anúncio silencioso. Se os anúncios em revistas têm policromia, faz-se
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