Marketing - Economia
Artigos Científicos: Marketing - Economia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tales_souza • 20/5/2014 • 9.417 Palavras (38 Páginas) • 482 Visualizações
Centro Universitário de Goiás – Uni-anhanguera
Curso de Marketing e Gestão Comercial
Disciplina: Cenários Econômicos
Trabalho de Economia
Elmerton dos Santos Montalvão
Lucyenne Rodrigues Menezes
Lorena Fernandes Pereira
Lilyan Nascimento
Tales Souza Santos
GOIÂNIA
MARÇO -2009
Elmerton dos Santos Montalvão
Lucyenne Rodrigues Menezes
Lorena Fernandes Pereira
Lilyan Nascimento
Tales Souza Santos
Trabalho de Economia
Trabalho apresentado à professora
Genice Braga M. de Araujo da disciplina Cenários Econômicos da turma 15, noturno do curso de Marketing e Gestão Comercial.
UNI-ANHANGUERA
Goiânia - 18 de maio de 2009
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO........................................................................................................ 4
2- CONCEITO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO................................................. 5
3- INDICADORES DO CRESCIMENTO ECONÔMICO.......................................... 8
4- EVOLUÇÃO DO PIB BRASILEIRO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS.........................13
5- CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO......................................23
6- INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO...............................26
7- EVOLUÇÃO DO IDH BRASILEIRO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS........................28
8- CENÁRIO DO BRASIL HOJE, COM RELAÇÃO AO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO......................................................................32
9- CONCLUSÃO..........................................................................................................34
INTRODUÇÃO
Os cursos de Marketing e Gestão Comercial têm como definição a realização e a comercialização de produtos e serviços. É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação de idéias e conceitos.
Originado a partir da necessidade de satisfação do mercado, uma vez que a sua principal função é estabelecer elo de ligação entre o mercado e o consumidor. O profissional de Marketing/Gestão Comercial tem como função delinear sua estratégia buscando o seu mercado-alvo e seus consumidores a fim de maximizar os lucros da empresa. Os objetivos deste trabalho referem-se ao conhecimento do controle de funcionamento do mercado financeiro, as evoluções do PIB brasileiro na ultima década, analise do desenvolvimento e crescimento econômico no Brasil nos dias atuais. Para realização deste trabalho foram consultados, artigos e sites na internet de onde foram retiradas as informações aqui apresentadas.
CONCEITO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO
A forma mais clássica e tradicional de se medir o crescimento econômico de um país é medir o crescimento de seu Produto Interno Bruto - PIB. Em economia se demonstra que há uma relação direta entre o nível de investimentos (formação bruta de capital fixo - FBKF de um país e o ritmo de crescimento de seu PIB. Pode-se entender essa relação matemática de forma intuitiva: é só com o aumento da capacidade produtiva (mais fábricas, mais geração de energia, mais empregos) que se consegue obter um aumento sustentável na renda de um país.
Quando a capacidade produtiva de um país está sendo subutilizada, pode-se obter - mediante medidas governamentais de estímulo - por curtos períodos de tempo, um crescimento causado por uma melhor utilização da capacidade produtiva já existente. Mas esse crescimento de curto prazo, apelidado de vôo de galinha, não se sustenta se não for acompanhado, simultaneamente, por novos investimentos na produção.
A Burocracia do Atraso
Por: Conselheiro Paulo Figueiredo
No governo Lula, há excelência na atuação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com resultados reconhecidos. No Brasil, o quadro é trágico. Leva-se 152 dias para abrir uma empresa, contra 2 na Austrália e 4 nos Estados Unidos. Na Argentina, o prazo não ultrapassa 68 dias. Para fechar uma empresa, a situação é pior: 10 anos no Brasil, contra 4 meses na Irlanda, 2 anos no México, 2 anos e 8 meses na Argentina e 3 anos nos Estados Unidos.
É assim que o ordenamento burocrático do atraso estimula a informalidade e compromete a competitividade da economia brasileira. Daí as iniciativas modernizadoras do ministério de Furlan, ao identificar os entraves rançosos, herdados em grande parte dos tempos das Ordenações do Reino, para que possamos alcançar padrões minimamente aceitáveis, compatíveis com as metas de inserção do Brasil no mundo
...