Marketing Esportivo
Exames: Marketing Esportivo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Welitton • 3/6/2014 • 2.900 Palavras (12 Páginas) • 468 Visualizações
UNIÃO DA ASSOCIAÇÃO SUL-MATOGROSSENSE DE ENSINO
ANTÔNIO FRANCISCO DE ARAUJO JUNIOR
IVANECE CRISTINA MATEUZZE
IZABEL PEREZ RODRIGUES
WELITTON CASTRO RIBEIRO
MARKETING ESPORTIVO
CAMPO GRANDE – MS
JUNHO/2004
UNIÃO DA ASSOCIAÇÃO SUL-MATOGROSSENSE DE ENSINO
ANTÔNIO FRANCISCO DE ARAUJO JUNIOR
IVANECE CRISTINA MATEUZZE
IZABEL PEREZ RODRIGUES
WELITTON CASTRO RIBEIRO
MARKETING ESPORTIVO
Trabalho exigido como avaliação parcial na disciplina, Administração Mercadológica I do 5º semestre do Curso de Administração, sob orientação da Professora Ana Beatriz.
CAMPO GRANDE – MS
JUNHO/2004
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 10
1 MARKETING ESPORTIVO 11
1.1 HISTÓRICO E DEFINIÇÕES 11
1.2 MARKETING ESPORTIVO E SUAS VARIAVÉIS 12
1.3 OBJETIVOS DO MARKETING ESPORTIVO 13
1.4 PORQUE INVESTIR EM MARKETING ESPORTIVO 13
1.5 POR QUE O MARKETING ESPORTIVO É TÃO ENVOLVENTE E TRAZ RESULTADOS EFETIVOS? 13
1.6 BENEFÍCIOS DO MARKETING ESPORTIVO 14
1.7 COMO INVESTIR NO MARKETING ESPORTIVO? 14
1.8 O MERCADO ESPORTIVO NO BRASIL 15
1.9 A INDÚSTRIA ESPORTIVA NO BRASIL E NO MUNDO 16
1.10 POTENCIALIDADES DE COMERCIALIZAÇÃO 16
1.11 MÍDIAS 18
1.12 UTILIZAÇÃO DE PLACAS EM ESTÁDIOS: ÓTIMO NEGÓCIO EM DIVULGAÇÃO 20
CONCLUSÃO 22
BIBLIOGRAFIA 23
INTRODUÇÃO
Hoje em dia, as empresas têm de ser mais sensíveis e atuantes, oferecer um produto melhor e continuar se aprimorando. A chave para obter sucesso em um mundo globalizado é saber se comunicar e relacionar, para com isso obter maior eficiência e eficácia em todas as relações.
O novo paradigma do Marketing está focalizado: no cliente, no custo, na conveniência e na comunicação. Isto significa que as empresas precisam se concentrar no cliente; precisam entender o que é importante para ele e produzir aquilo que ele deseja e pelo preço que está disposto a pagar; também é importante a conveniência para o consumidor e o mais importante é a comunicação, segundo Kotler: “Marketing é conseguir produzir o produto certo, para as pessoas certas, no lugar certo, na hora certa, com preço e com comunicação certa”.
Focalizar o cliente significa colocar o cliente no centro de tudo o que você fizer. Isso pode ser um verdadeiro choque para uma empresa orientada para a produção. Exige que a empresa confira os gostos e reações dos clientes regularmente. Inclui a idéia de clientes tanto internos como externos.
1 MARKETING ESPORTIVO
1.1 HISTÓRICO E DEFINIÇÕES
É difícil precisar uma data para a introdução do Marketing Esportivo no Brasil. Pesquisas indicam que algumas empresas começaram a investir no esporte como uma possível fonte de retorno em imagem e vendas no final da década de 70 e começo dos anos 80. A estratégia trouxe os resultados esperados, e, atualmente, o fato de grandes empresas, dos mais variados segmentos, terem associado seus nomes ao esporte está longe de ser mera coincidência.
“Marketing Esportivo são todas s atividades desenvolvidas e elaboradas para satisfazer as expectativas do consumidor do esporte, através de um processo de troca”.
O Marketing Esportivo é nada menos do que uma variação do Marketing Promocional, realizado por meio da associação da imagem do atleta, clube ou time a uma determinada marca. Seus objetivos nada mais são do que aumentar o reconhecimento público, criar e/ou fortificar um elo entre a empresa e o consumidor, garantir a maior exposição do produto e, principalmente, conferir credibilidade à marca.
O segmento também cuida da utilização comercial, licenciamento e imagem de grandes atletas: esse tipo de associação é uma forte estratégia de valorização, divulgação e até mesmo rejuvenescimento de uma determinada marca, eventualmente esquecida no mercado.
Pelos fatores apresentados, também é possível considerar o Marketing Esportivo como um tipo de mídia alternativa. E como tal, a maior vantagem da atividade é, certamente, a capacidade de transmitir uma determinada "mensagem publicitária" nos momentos em que o público está cativo e, portanto, mais receptivo.
Valores atribuídos ao esporte, como saúde, conquistas e participação social, além de fatores pessoais dos atletas, estão diretamente relacionados ao sucesso da empresa. No final, os resultados são geralmente gratificantes: uma imagem forte e consistente na sociedade consumidora, além de um retorno garantido sobre as vendas do produto veiculado e associado.
1.2 MARKETING ESPORTIVO E SUAS VARIAVÉIS
A expressão Marketing Esportivo surgiu frente à necessidade de descrever as ações que
...