Marketing Esportivo
Exames: Marketing Esportivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wandrade2 • 13/10/2014 • 7.283 Palavras (30 Páginas) • 341 Visualizações
Notamos nos dias atuais o crescente aumento da mercantilização dos esportes ao longo de sua história. Este trabalho busca evidenciar a importância do marketing esportivo e as respectivas mudanças em toda a organização do futebol.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O Marketing é algo que já possui grande importância no campo empresarial, buscamos nesta pesquisa evidenciar a aplicação e importância das técnicas do marketing no futebol.
1.4 PERGUNTA DE PESQUISA
Qual a influência do Marketing no futebol nas últimas três décadas?
1.5 HIPÓTESES
No futebol atual o Marketing é fator preponderante para o sucesso de um
clube. Os patrocínios são a principal fonte de renda e receita das instituições.
O desenvolvimento da marca é explorado através de várias ações de
Marketing, tais como: venda de produtos licenciados, promoções,
Propagandas, contrato com grandes jogadores, etc.
1.6 OBJETIVOS
1.6.1 Geral
Estudar os aspectos do marketing dentro do contexto esportivo.
1.6.2 Específicos
a) Criar um programa de Rádio com entrevistas de especialistas em Marketing no Futebol, abordando e confrontando opiniões e pontos de vistas diferentes.
1.8 ESTRUTURA DO TRABALHO
A estrutura do trabalho é a seguinte:
Capítulo 1 – Introdução: serão apresentados os conceitos de marketing em um panorama histórico sobre o mesmo.
Capítulo 2 - Revisão literária: contem o referencial teórico sobre a delimitação do tema, ou seja, trataremos sobre o marketing esportivo em específico e os conceitos aplicáveis ao mesmo.
Capitulo 3 – Estudo de caso sobre alguns times de futebol;
Conclusão: panorama atual do Marketing.
CAPÍTULO I - MARKETING – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Marketing.
A história da humanidade, seus problemas e seus medos, neste contexto o marketing tem atraído crescente atenção das empresas, instituições e nações nas quais o mesmo já era praticado, mas nem mesmo conhecido. Segundo Kotler (2000), seus descobridores o encararam inicialmente como uma abordagem sistemática ao estímulo das vendas, ou como filosofia empresarial para servir às necessidades humanas, ou mesmo como um estado de espírito para a solução de problemas, não havendo dúvidas de que o marketing está disseminado além do tradicional ambiente nas matrizes de empresas gigantescas, tornando-se um assunto da moda em diversas empresas.
Os bancos também descobriram o marketing e acabaram adotando uma conduta inteiramente nova em relação aos seus clientes e aos seus serviços. Os políticos também descobriram o marketing, os seus candidatos agora estão sendo tratados como se fossem lançamentos de novos produtos, com atenção cuidadosa à pesquisa de mercado e ao voto do consumidor, aos problemas de embalagem, aos veículos de comunicação e de promoção e ao desenvolvimento ordenado de mercados.
Para Kotler (2000,p.14) “o marketing é uma das mais novas disciplinas de ação do homem, todavia, uma das mais antigas profissões do mundo”, já que as trocas acontecem há tempos, desde as trocas diretas simples, passando por uma economia monetária e chegando ao moderno sistema de marketing dos dias atuais, com apoio da distribuição e da comunicação.
Entretanto, o marketing foi descrito de várias formas, principalmente como uma forma de criar desejos para alcançar um melhor padrão de vida, colocando diante das pessoas sempre objetos melhores do que possuímos até aquele momento. Essa estratégia acaba por estimular o esforço de cada ser humano em alcançar o objeto desejado.
Grande parte do desejo que vemos na sociedade, advém do marketing principalmente americano, pois o mesmo utiliza-se da obsolescência frenética, o que estimula o desejo de conseguir e para isso é preciso trabalhar, tudo com ênfase na conquista de algo tão desejado.
1.2. CONCEITO DE MARKETING NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
O conceito de marketing é uma filosofia relativa à maneira de se administrar uma empresa. Consiste em três requisitos segundo Pitts (2002).
...analisar as necessidades e desejos das pessoas como base para decidir o que o negócio (ou economia) irá fazer, selecionar a melhor maneira de atender às necessidades do consumidor - alvo da empresa e alcançar os objetivos de desempenho da organização atendendo aos desejos do consumidor de maneira satisfatória. (PITTS, 2002, p. 89).
A empresa precisa descobrir o que o consumidor quer e fornecer o produto, além de considerar seus valores e objetivos, além da ética que o produto deverá oferecer. Para conseguir este êxito é necessário incorporar uma estratégia de administração de marketing. Segundo Dias (2003).
Marketing é uma palavra inglesa, derivada de “market”, que significa mercado. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. (DIAS, 2003, P. 25).
Dessa forma, neste mesmo viés Kotler (2000), complementa esta definição:
Marketing é um processo social pelo qual pessoas e grupos obtêm o que precisam e desejam com criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. (KOTLER, 2000, p. 36).
Por sua vez, Sandhusen (2000), identifica o marketing como sendo:
.... um processo de planejamento e execução, fixação de preços, promoção e distribuição de ideias, bens e bons serviços, para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais. (SANDHUSEN, 2000, p. 101).
A definição de marketing precisa constar de alguns elementos como: duas ou mais partes que estejam interessadas em trocas, cada uma dessas partes devem possuir coisas
...