Massa Inercial
Pesquisas Acadêmicas: Massa Inercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilton2014 • 25/5/2014 • 370 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
O MOTOVIBRADOR
Utilizados em uma grande variedade de maquinas que necessitam de vibração em seu processo produtivo, reservatórios (silos) para facilitar o escoamento de misturas e grãos.
Figura 1 - Motovibrador (Fonte: Maximec®).
Constituídos basicamente de um motor elétrico, carcaça, enrolamento, eixo, tampas laterais internas e externas, rotor, mancais, isoladores, pesos e etc, como pode ser visto na Figura 2. Utilizados nos mais variados tipos de maquinas, reservatórios (silos) e estruturas metálicas nas empresas.
Figura 2 - Estrutura de um Motovibrador (Fonte: M.V.L®).
Detalhamento de alguns componentes de um motovibrador:
Motor Assíncrono – motor elétrico de corrente continua no qual a velocidade de rotação do motor não e proporcional à frequência de alimentação.
Carcaça – composta por alumínio especial resistente a esforços da vibração, possui aletas para dissipação de calor.
Eixo – dimensionado em aço SAE 1045
Tampas Laterais Internas – abrigam os contra – pesos laterais, são construídas de ferro de alta qualidade ou alumínio fundido.
Mancais – superdimensionados e com rolamentos especiais para suportar as vibrações.
Contrapesos – formato de meia circunferência, produzidos de ferro fundido ou chapa.
MASSA INERCIAL
Contrapesos, segundo Manual do Motovibrador M.V.L® (2008) constituídos de ferro fundido ou chapas, dimensionados especificamente para cada tamanho de vibrador, com o intuito de gerar o impacto vibratório necessário a cada tipo de tarefa. A instalação consiste em fixar dois conjuntos de contapesos ver Figura 3 em ambos os lados do eixo do motor, cada conjunto e formado por duas peças sendo uma fixada por chaveta e a outra móvel, permitindo o ajuste desejado. Ambos os conjuntos são protegidos por tampas laterais que impedem a entrada de resíduos no sistema.
Figura 3 - Massa Inercial (Fonte: M.V.L®).
Como escolher o Motovibrador correto de acordo com a aplicação desejada. A mais de uma forma de se escolher o motovibrador correto dependendo-se do fabricante e utilização.
Segundo o Catálogo Técnico de Motovibradores VIMOT® (2003), devem ser utilizados os cálculos expressos abaixo para que se possa definir corretamente o tipo de vibrador adequado para cada equipamento especifico. Os parâmetros utilizados para se identificar qual o tipo de motovibrador e mais indicado para uma determinada função, serão o peso do equipamento que será acionado, volume do silo ou deposito a ser descarregado. É de extrema importância que se saiba a exata aplicação do equipamento.
...