Matemarica Financeira
Artigo: Matemarica Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunapsas • 25/3/2015 • 795 Palavras (4 Páginas) • 277 Visualizações
3.1 Relação entre juros e progressões:
Num regime de capitalização a juros simples, o saldo cresce em progressão aritmética.
Num regime de capitalização a juros compostos, o saldo cresce em progressão geométrica.
Progressão aritmética é uma sequência de números reais cuja diferença entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante.
Progressão geométrica é uma sequência de números reais não nulos cujo quociente entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante.
4
4. Taxas de Juros:
As taxas representam quantias obrigatórias de dinheiro que são pagas em função da possibilidade de aquisição de um produto ou utilização de um serviço. Aplicadas aos mais diversos serviços disponíveis, como é o caso de empréstimos bancários, diversos são os tipos de taxas existentes, e o seu valor é determinado com base no preço final do serviço, ao qual será cobrada uma percentagem tributária, cujos números poderão variar expressivamente de organização para organização.
4.1 Tipos de taxas:
Taxas Fixas: Estas taxas caracterizam-se por nunca variarem ao longo de todo o processo de liquidação de uma dívida. Desde o início até ao final do contrato, as taxas manter-se-ão sempre as mesmas, e por isso oferecem ao devedor a possibilidade de usufruir de níveis de risco extremamente reduzidos durante todo o período de pagamento. Entre os diversos tipos de taxas existentes, as taxas fixas são ideais para quem não gosta de surpresas, e apesar de exigirem o pagamento de percentagens mais altas, garantem a manutenção total dos valores durante o número de anos acordado no contrato.
Taxas Variaveis: As taxas variaveis estão altamente sujeitas às oscilações de mercado, e os valores associados às mesmas alteram-se frequentemente, oferecendo assim grandes incertezas relativamente à totalidade do pagamento a ser efetuado no futuro. Em compensação, o valor inicial tende a ser extremamente mais baixo do que na taxa fixa.
Taxa Nominal: Identificada como taxa anual nominal, esta é uma taxa que deverá sempre constar nos contratos de crédito e aplicações financeiras, e têm uma correspondência equivalente ao período total de um ano.
Taxa Efetiva: Entre os diversos tipos de taxas existentes, a taxa efetiva é aquela aplicada quando o período de aplicação é igual ao período de capitalização, e reflete o número exato referente ao valor total a pagar pelos juros, ao contrário da taxa nominal.
5
5. Inflação e Correção Monetaria:
Inflação é um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos.
Há vários fatores que podem gerar inflação. O aumento muito grande do preço de um item básico na economia pode contaminar os demais preços provocando uma alta generalizada. O excesso de consumo também provoca inflação, pois os produtos tornam-se escassos ocasionando aumento de seus preços. Em outra hipótese, se o Governo gasta mais do que arrecada, e para pagar suas contas emite papel-moeda, provoca inflação, pois está desvalorizando a moeda.
O processo inflacionário, quando instalado, é de difícil controle. Funciona como um círculo vicioso, obrigando a realização de reajustes periódicos de preços e salários, com o seu conseqüente agravamento. E quem mais sofre com tudo isso é a camada mais pobre da população, que não tem como se proteger.
A Correção Monetária tem o objetivo de minimizar (ou até neutralizar) as distorções causadas
...