Matematic Aplicad
Exames: Matematic Aplicad. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luz1 • 18/4/2013 • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 341 Visualizações
DESAFIO DE MATEMÁTICA APLICADA
Este desafio tem por objetivo desenvolver os conceitos teóricos na Matéria de Matemática Aplicada. Sob a orientação da professora Interativa Ivonete Melo de Carvalho, e do professor local NOME da Universidade Anhanguera – Uniderp – Educação à Distância.
Manaus – Am
2011
INTRODUÇÃO
Nosso estudo visa reconhecer as funções por meio de seus tipos, modelos, características, gráficos e aplicações direcionando o estudante para sua emancipação intelectual afim de que o mesmo possa atuar aplicando esses conceitos em sua vida profissional.
Demonstraremos neste trabalho conceitos de função, e estudaremos mais detalhadamente a função de segundo grau, aplicando suas teorias e conceitos, evidenciando suas particularidades, afim de que os profissionais de contabilidades possam aplicá-la na solução de problemas relativos à sua profissão.
Aplicações Matemáticas nas Ciências
Contábeis
FUNÇÃO
Função é uma ferramenta que permite analisar o comportamento de duas grandezas interdependentes, o valor de uma grandeza depende da outra, matematicamente podemos dizer que função é uma relação de dois valores, por exemplo: f(x) = y, sendo que x e y são valores, onde x é o domínio da função (a função está dependendo dele) e y é um valor que depende do valor de x sendo a imagem da função.
Um exemplo prático de função é: o valor que iremos pagar no final do mês na conta de água e energia de nossas casas está em função (está dependendo) de quanto iremos gastar de m3 de água e quantos KW de energia foram consumidos durante o mês. Essa relação é uma função.
FUNÇÃO DO 2º GRAU
Chama-se função quadrática ou função do 2º grau, qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax2 + bx + c, onde a, b e c são números reais e a [pic]0.
Exemplos:
a) f(x) = x2 - 6x + 5, com a = 1, b = - 6 e c = 5
b) f(x) = -2 x2 +12x, com a = -2, b = 12 e c = 0
O coeficiente c que é o termo independente indica o ponto em que a parábola corta o eixo y e pode ser determinado fazendo x = 0.
a) f(x) = x2 - 6x + 5 (a parábola corta o eixo y no ponto 5)
b) f(x) = -2x2 +12x (a parábola corta o eixo y no ponto 0)
A função do 2º grau f(x) = ax2 + bx + c, com a [pic]0, possui no máximo dois zero ou raízes, que podem ser obtidos fazendo f(x) = 0, ou seja ax2 + bx + c =0 equação que pode ser solucionada aplicando a fórmula de Báskara em que
[pic]
a) Fazendo f(x)= 0 , em f(x) = x2 - 6x + 5, obteremos:
[pic]
x1 = 5 e x2 = 1, a parábola corta o eixo x nos pontos 5 e 1
O numero de raízes que a função tem depende do discriminante Δ = [pic]
[pic]
se Δ > 0, temos duas raízes reais e distintas
se Δ = 0, temos duas raízes reais e iguais
se Δ < 0, não existe raízes reais, ou seja a parábola não corta o eixo x
...